Condições históricas do início da filosofia

Description

NASCIMENTO DA FILOSOFIA Note on Condições históricas do início da filosofia, created by Daniel Vieira Inácio on 28/07/2017.
Daniel Vieira Inácio
Note by Daniel Vieira Inácio, updated more than 1 year ago
Daniel Vieira Inácio
Created by Daniel Vieira Inácio almost 7 years ago
4
0

Resource summary

Page 1

CONDIÇÕES HISTÓRICAS

A filosofia grega nasceu na passagem do século VII a.C. para o VI a.C., um período em que o povo grego vivia uma série de transformações históricas que permitiram sua liberdade de pensamento. A maioria dessas mudanças aconteceu como aprendizagem de outros povos, é o caso da moeda, da escrita e do calendário, mas a organização política da poleis foi elemento crucial nesse ambiente de pensamento.

Com a criação da moeda (VII a.C.) houve uma evolução econômica, através da facilitação da troca e da vida de quem trabalhava com comércio, com navegação e com artesanato. A valorização de suas atividades permitiu o desenvolvimento de suas técnicas. Com a invenção de um calendário veio aperfeiçoamento do controle do tempo. A escrita alfabética, além de permitir o registro de todos os avanços, desenvolve a capacidade de abstração e generalização. As viagens pelo Mar Mediterrâneo levavam os gregos ao contato com outras culturas e deuses diferentes.

Page 2

Além do mais, nada parecido com a Pólis (cidade política) foi vista no mundo anteriormente. Sua aparência exterior era de uma fortificação, sendo o centro de um pequeno Estado independente, mas a Pólis era mais do que isso. Seus moradores e suas instituições zelavam por um espírito comunitário, que valorizava os cidadãos, homens livres e dotados de direitos diante da lei, e por isso, considerados como iguais entre eles. Os cidadãos vivam em associação regrada por uma constituição idealizada por eles. Os gregos perceberam que a liberdade política só era alcançada sob o domínio da lei, que a escrita ajudou a registrar.

Esses elementos provocaram o desenvolvimento e a crescente confiança nas habilidades intelectuais, permitindo um novo olhar sobre a realidade, do qual surgiu a Filosofia, não como superação dos mitos, mas como explicação racional da realidade. Só nesse ambiente de garantias políticas, foi possível aos pensadores gregos, pensar e discutir livremente.

Show full summary Hide full summary

Similar

Filosofia: O nascimento.
Wanderson Silva
10 Mind Mapping Strategies for Teachers
Andrea Leyden
Enzymes
daniel.praecox
Cell Parts & Genetics
Selam H
GoConqr Quick Guide to Getting Started
Andrea Leyden
AQA GCSE Physics Unit 2
Gabi Germain
AQA Biology B2 Unit 2.1 - Cells Tissues and Organs
BeccaElaine
1_PSBD New Edition
Ps Test
SFDC App Builder 1 (1-25)
Connie Woolard
Topic
TEL Bath
Část 3.
Gábi Krsková