Direito

Description

fases e conceitos do direito empresarial
Cleiton Mercês
Flashcards by Cleiton Mercês, updated more than 1 year ago
Cleiton Mercês
Created by Cleiton Mercês over 2 years ago
23
0

Resource summary

Question Answer
Qual foi a 1ª fase do Direito Empresarial e quando se deu? Fase Subjetiva - Idade média
O que era levado em consideração na fase subjetiva? A atividade desenvolvida pelo sujeito. Ex.: pintor
Qual foi a 2ª fase do Direito Empresarial e quando se deu? Fase Objetiva 1804 - Código Napoleônico 1808 - Código Comercial Francês 1850 - Código Comercial Brasileiro Regulamentada pela Lei 737/18550 (Atos de Comércio)
O que era levado em consideração na fase objetiva? Os atos de comércio. Não importava quem era o sujeito e sim o que ele praticava (ex.: pintor que era feirante)
Qual foi a 3ª fase do Direito Empresarial e quando se deu? Fase Moderna ou Sistema Subjetivo Moderno 1942 - Teoria da Empresa no Código Civil Italiano
O que diz a Teoria da Empresa? O cerne da teoria adotada está na centralização do ente economicamente organizado (e não apenas nos atos praticados por ele), cuja destinação é a de produzir e/ou circular bens e serviços.
Quando a Teoria da Empresa foi adotada formalmente no Brasil? Em 2002 no Código Civil
Conceito de Direito Empresarial É um ramo do direito privado que pode ser entendido como conjunto de normas disciplinadoras da atividade negocial do empresário e de qualquer pessoa física ou jurídica, destinada a fins de natureza econômica, desde que habitual e dirigida à produção de bens ou serviços conducentes a resultados patrimoniais ou lucrativos e que exerça com a racionalidade própria de empresa, sendo um ramo especial do direito privado.
Conceito de Empresário segundo artigo 966 do CC Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens e serviços.
Características da atividade empresária - Profissionalismo (habitualidade e continuidade - Atividade econômica (visa o lucro) - Organização dos fatores de produção (a empresa anda sozinha por causa da organização) - Produção ou circulação de bens e serviços
O que não são atividades empresárias segundo o parágrafo único do Artigo 966 do CC/2002? Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.
Quando o direito é autônomo? O direito é autônomo quando tem princípios e regras próprios.
Aspecto substancial, princípios próprios. Fontes do direito empresarial. Lei. Constituição federal. As leis em sentido estrito. As medidas provisórias. Os regulamentos.
Aspectos do costume Circunstância: prática reiterada dos atos. Uniformidade: reconhecimento geral da necessidade do ato. Obrigatoriedade: convicção da coletividade sobre a necessidade jurídica (norma cogente). Exemplo: negociação de milhas aéreas.
Os princípios gerais do direito podem ser aplicados? Jurisprudência: são decisões reiteradas no mesmo sentido. Analogia: meio pelo qual na falta, utiliza-se como comparação.
Princípios gerais aplicados ao direito empresarial. O princípio da Liberdade de iniciativa O princípio da Liberdade a atividade empresarial Artigo 170 da CF. IV - livre concorrência. A garantia da propriedade privada. Princípio da preservação da empresa.
Características do direito empresarial Informalismo: negócios empresariais. Onerosidade: Lucro. Universalidade: globalização. Fragmentarismo: direito societário, falimentar, cambiário, propriedade intelectual.
Sociedade empresária, personalidade jurídica e efeitos. Código Civil de 2002: artigo 981 “celebram contrato de sociedade, as pessoas que, reciprocamente, se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados.
Validade: elementos gerais. Existência de consenso. Objeto lícito. Forma prescrita ou não defesa em lei.
Elementos específicos: Contribuição para o capital social. -Viabilizar um negócio. (atividade) -Garantir direito de terceiros.
Elementos específicos continuação: Direito pessoal: participar da administração e fiscalizar. Direitos patrimoniais: lucro. Participação nos lucros e nas perdas. Affectio societário: mesmos interesses. Pluralidade de partes. - Exceção: Sociedade subsidiária integral. Sociedade anônima, artigo 251.
Classificação. Quanto é personalidade jurídicas Conceito: aptidão genérica para adquirir direitos e contrair obrigações. Entes sem personalidade jurídica: espólio e massa falida.
Pessoa jurídica - capacidade Personalidade jurídica própria: Responde pelos seus próprios atos.
Atributos: Nome próprio: Contrato em nome próprio. aptidão para ser parte em contratos capacidade processual. Autonomia patrimonial.
Não personificados: sociedade comum e sociedade em conta de participação
Personificados: sociedade simples; sociedade em nome coletivo; Sociedade em comandita simples; Sociedade limitada sociedade anônima; sociedade em comandita por ações; sociedade cooperativa.
Quanto à responsabilidade dos sócios: Sociedades ilimitadas. Sociedade em comum, sociedade em nome coletivo, sociedade simples e, eventualmente, as cooperativas
Quanto à responsabilidade dos sócios: Sociedades limitadas. Sociedade limitada e a sociedade anônima. A cooperativa, eventualmente.
Quanto à responsabilidade dos sócios: Sociedades mistas Sociedade em comandita simples, em comanditas por ações e sociedades em conta de participação.
Quanto à aplicação das normas do direito empresarial. Sociedades empresárias. Aplica se as normas do direito empresarial. Sociedade simples. Sociedade de advogados
Show full summary Hide full summary

Similar

Glossário de Direito Empresarial
Daniella Paulino
Direito Penal
ERICA FREIRE
Direito Civil
GoConqr suporte .
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Direito Tributário - Revisão
Maria José
Organização político administrativa - UNIÃO
eliana_belem
O que estudar para Exame da Ordem
GoConqr suporte .
Espécies de Agente Público
Gik
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
TIPOS - AÇÃO PENAL
GoConqr suporte .