O conhecimento é um conjunto de informação armazenada por intermédio da experiência ou da aprendizagem;Relação que um sujeito estabelece com um objeto e que esse objeto é uma certa proposição;É a apropriação do mundo e seus fenômenos.
Slide 3
Tipos de Conhecimento
A apropriação do conhecimento se reflete em quatro tipos básicos:Conhecimento popular ou senso comum;
Conhecimento religioso ou mítico;
Conhecimento filosófico;Conhecimento científico.
Slide 4
Conhecimento Popular ou Senso Comum
É um conhecimento passado de geração em geração, e que, de certa forma, deu origem aos outros tipos de conhecimento. A maioria dos fatos do nosso cotidiano atual tiveram origem no senso comum, muitas vezes, por mero acaso.Exemplos:A época certa de semear e colher alguns cereais;Os ditos populares ;A cocção de alimentos, que foi uma provável consequência da descoberta do fogo.
Slide 5
Conhecimento Religioso ou Mítico
É um conjunto de verdades formadas pela necessidade de explicações de fenômenos complexos, e aceito por fé. Talvez seja tão antigo quanto o conhecimento popular. Faz parte da característica humana buscar explicações para suas dúvidas. Lembrando que mito e religião não são a mesma coisa. Ambo se diferenciam por vários fatores, exemplos: o homem não tem um papel assertivo diante do sobrenatural, e as manifestações do inexplicável (mitos) são apenas representações simbólicas, ou metáforas.Exemplos:A explicação do eclipse lunar pela mitologia indiana;O ciclo de estações como dizem as lendas de antigos gregos;A existência do paraíso.
Slide 6
Conhecimento Filosófico
Procura conhecer as causas reais dos fenômenos. Causas profundas e remotas de todas as coisas, formulando respostas gerais. Na visão de Matallo Júnior (1989), os gregos foram os primeiros a criar condições para uma sistematização do conhecimento. A busca pela verdade levou ao questionamento dos mitos e ao nascimento da filosofia. O Positivismo surgi fazendo um separação mais definitiva entre a ciência (baseada em fatos) e a filosofia (baseada em especulação).Exemplos:Existe alma?O que é ético?O que é justiça?
Slide 7
Conhecimento Científico
Pode ser definido como um conjunto de proposições coerentes, objetivas e desprovidas (até certo ponto) de valorações. Começa a partir do momento em que as explicações saem do campo da opinião e entram no mundo do método da ciência. Tem início em problemas que visam solucionar questões práticas ou explicar irregularidades em padrões da natureza. O conhecimento científico se divide em: formal e factual, esse último se subdivide em fatos naturais e em fatos sociais. Exemplos:A chuva é causada pela condensação das nuvens;Todo corpo em queda livre cai com a aceleração da gravidade;O átomo é a menor partícula da matéria.
Slide 8
Conhecimento popular ou senso comum:Superficial;Sensitivo;Subjetivo ou Valorativo;Assistemático;Acrítico;Ametódico;Verificável;Falível;Inexato.
Características
Conhecimento relifioso ou mítico:Valorativo;Inspiracional;Sistemático;Não verificável;Infalível;Exato.