O contexto socioeconómico da época era marcado pela 2ª Guerra Mundial e o desenvolvimento de tecnologia com fins militares acabou por se tornar muito importante para o avanço científico.Foram realizadas operações militares no oceano para a deteção de submarinos e para a cartografia do fundo marinho, utilizando equipamento específico, tal como o sonar.
A planíce abissal é uma área de relevo oceânico plano e fundo,geralmente com mais de 4000 m de prufundidade e encontra-se as margens continentais e as dorsais oceânicas
Depois dos estudos do relevo do oceano, a comunidade científica não entedia como os continentes moviam-se, foi então que decidiram estudar a camada a baixo da litosfera (o manto).
O magma que está no manto sai pelo rifte através dos movimentos de convecção,assim saindo do rifte o magma solidifica e torna~se uma rocha que se divide em 2, e cada um vai para o lado do rifte e assim vai acontecendo. Quando essas rocha chegam na fossa chocam contra a placa continental e vão para debaixo da placa continental porque a placa oceânica é mais densa, e essa parte que é "engolida" pela placa comtinental volta para o manto. Assim formando um ciclo.
O limite transformante é quando o movimento de 2 placas é lateral,ou seja, não há formação nem destruição da crusta oceânica.
O limite convergente é quando o movimento das placas de aproximação.
O limite divergente é quando o movimento das placas de afastamento.