Pela marca da 2ª guerra mundial, vários países desenvolveram tecnologia com fins militares que acabou por ser muito importante para o avanço científico. Como por exemplo o sonar
Slide 2
O estudo da expansão do fundo oceânico
Durante a 2ª guerra mundial o sonar foi utilizado para estudar o fundo do oceano por fins militares. Durante os estudos do fundo do oceano descobriram que o relevo do fundo do oceano é acidentado, assim despertando a teoria de Alfred Wegener.
Depois dos estudos do relevo do oceano, a comunidade científica não entedia como os continentes moviam-se, foi então que decidiram estudar a camada abaixo da litosfera (manto)
O magma que está no manto sai pelo rifte através dos movimentos de convecção, assim saindo do rifte o magma solidifica e torna-se uma rocha que se divide em 2 e cada um vai para o lado do rifte e assim vai acontecendo. Quando essas rochas chegam na fossa chocam contra a placa continental e vão para debaixo da placa continental porque a placa oceânica é mais densa, e essa parte que é "engolida" pela placa continental volta para o manto. Assim sendo um ciclo.
Slide 6
A teoria Tectónica de placas
Com base em todos os estudos do oceano ao longo dos anos, uma teoria foi criada (teoria Tectónica de placas) que consiste que existe 8 grandes placas que se movimentam na Terra (Placas continentais e oceanicas) e as placas têm 3 tipos de movimentos.
O limite convergente consiste no choque de duas placas assim existindo 3 tipos de limite convergente, e em qualquer limite convergente há a destruição de listosfera.