Question 1
Question
Considerando as reflexões de Tardif e Lessard a respeito dos fins do trabalho docente, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A educação configura-se como uma prática profissional cujas situações de trabalho se caracterizam pela instabilidade, mobilidade e indeterminação: os objetivos não são inerentes à situação, mas derivam em boa parte das intervenções e interpretações dos atores.
( ) Os objetivos escolares, que impactam o trabalho docente, são imprecisos, não-operatórios e definem uma tarefa complexa, coletiva que envolve diferentes agentes sociais – e temporal, cujos efeitos são incertos e ambíguos.
( ) Os objetivos gerais e os resultados do trabalho docente trazem a marca das exigências sociais, culturais e ideológicas, em torno das quais, num determinado período, se estabelece um consenso claramente definido.
( ) os programas escolares são instrumentos cognitivos úteis, que permitem aos professores organizarem sua ação em função de objetivos, expectativas, sequências, etc, unificando sua ação coletiva e orientando-a para os conteúdos e objetivos comuns. Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
Answer
-
(V) (V) (F) (V)
-
(V) (F) (V) (V)
-
(F) (F) (V) (F)
-
(F) (V) (F) (F)
Question 2
Question
Analise as seguintes afirmativas concernentes ao planejamento e à organização do ensino.
I. O planejamento do ensino centrado em aulas expositivas potencializa a criação de estratégias que favorecem a interação dos alunos com os objetos do conhecimento (os tópicos do currículo).
II. Para exercer seu papel de mediador entre o livro didático e os alunos, o professor deve realizar uma avaliação crítica do livro e definir o ritmo e as maneiras de seu uso segundo os conhecimentos prévios de seus alunos e suas possibilidades cognitivas.
III. Um planejamento pedagógico cuidadoso deve começar pela clarificação dos objetivos educacionais passando pela seleção das ideias importantes do conteúdo e das habilidades a serem desenvolvidas.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
Answer
-
Apenas as afirmativas I e II.
-
Apenas as afirmativas I e III.
-
Apenas as afirmativas II e III.
-
Todas as afirmativas.
Question 3
Question
Na perspectiva da Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire), ensinar exige dos educadores alguns saberes fundamentais, dentre os quais NÃO se inclui:
Question 4
Question
Assinale a alternativa que, de acordo com Edgar Morin (Os sete saberes necessários à educação do futuro), apresenta
corretamente um aspecto constitutivo da educação comprometida com a ética do gênero humano.
Answer
-
A ética do gênero humano tem como uma de suas dimensões fundamentais a relação entre indivíduo singular e espécie humana efetivada por meio da comunidade de destino planetário.
-
A ética deve ser ensinada por meio de lições de moral, com base na consciência de que o ser humano é, ao mesmo tempo, indivíduo, parte da sociedade e da espécie humana.
-
Configuram-se como finalidades ético-políticas do novo milênio: conceber a humanidade como uma comunidade planetária e evitar qualquer controle mútuo entre a sociedade e os indivíduos
-
O desenvolvimento humano compreende a conquista das autonomias individuais e das participações comunitárias, com predominância das primeiras, que fortalecem as liberdades democráticas.
Question 5
Question
Ao ser aprovada para lecionar em uma nova escola, para crianças da Educação Infantil na faixa etária de quatro anos, a Profª Ana foi orientada a estruturar seu trabalho a partir do desenvolvimento de projetos. Realizou estudos sobre pedagogia de projetos e participou de um curso de formação profissional sobre o tema.
Sentindo-se em condições de desenvolver projetos, escolheu o tema Borboletas e realizou um trabalho que, em síntese, envolveu as seguintes atividades:
Visita ao borboletário da cidade e conversa sobre a vida das borboletas com o profissional responsável;
Proposta de realização de uma investigação sobre a vida das borboletas, após perceber que as crianças tinham compreensões
diferentes sobre o nascimento das borboletas e o que elas comiam;
Levantamento de dados sobre a vida das borboletas em revistas, na internet, em enciclopédias, em livros, nas músicas;
Entrevista com um lepidopterólogo (especialista em borboletas);
Leitura do livro Romeu e Julieta, de Ruth Rocha, que conta a história de duas borboletinhas, e do poema As borboletas, de
Vinícius de Moraes;
Registros das descobertas por meio de desenhos, pinturas, mosaicos, reescrita do livro Romeu e Julieta, modelagem com
argila, confecção de móbiles de borboletas, confecção de um mural com recortes, desenhos e pinturas das crianças;
O encerramento do projeto consistiu numa palestra das crianças para as demais turmas da educação infantil sobre o tema
estudado. Considerando o trabalho realizado pela professora, pode-se afirmar que o projeto de trabalho foi desenvolvido na perspectiva proposta por Fernando Hernández?
Answer
-
Sim, a abordagem pedagógica escolhida pela professora - investigação do meio – compreende os projetos de trabalho.
-
Não, porque o tema do projeto não partiu de um interesse espontâneo das crianças; foi sugerido pela professora.
-
Sim, a professora levou em conta os conhecimentos prévios dos alunos e propôs um processo de investigação para uma construção coletiva dos novos conhecimentos.
-
Não, uma vez que os conteúdos específicos para essa faixa etária não foram inteiramente contemplados ao longo do desenvolvimento do projeto.
Question 6
Question
A avaliação que se coloca a serviço da aprendizagem deve, também, ter como objetivo a compreensão da realidade escolar,
visando ao aprimoramento das ações educativas. Uma avaliação nesse enfoque apresenta as seguintes características, EXCETO
Answer
-
Constata a situação de aprendizagem do educando para subsidiar a atribuição de notas ou conceitos e a definição da progressão/nãoprogressão e certificação do aluno.
-
É contínua, configurando-se como uma prática dinâmica de investigação, de análise das observações realizadas ao longo do processo ensino-aprendizagem.
-
Incide sobre a atuação dos professores e outros profissionais da escola, sobre os conteúdos, processos de ensino, recursos físicos e materiais disponíveis.
-
Possibilita ao aluno o desenvolvimento de sua capacidade de autocrítica mediante exercícios de autoavaliação de sua participação no processo ensino-aprendizagem.
Question 7
Question
Para que uma avaliação não seja autoritária e conservadora, ela deverá se apresentar como:
Answer
-
Diagnóstica.
-
Deverá ser instrumento dialético do avanço.
-
Deverá ser instrumento de indicação de novos rumos.
-
Todas as alternativas estão corretas.
Question 8
Question
É consequência do fracasso escolar:
Answer
-
O aumento de suicídios nas camadas mais baixas da população.
-
O aprimoramento do ensino para aqueles que conseguiram manter-se no processo de ensino –aprendizagem
-
A formação de indivíduos sem auto estima e sem capacidade de análise crítica.
-
A seleção natural dos mais capazes para a aprendizagem.
Question 9
Question
A teoria que coloca o centro da produção intelectual no próprio sujeito, afirmando que o conhecimento ou é pré-formado nele ou é fruto primordialmente do seu pensamento, é:
Answer
-
Transformismo
-
Inatismo
-
Positivismo
-
Empirismo
Question 10
Question
Na concepção de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, quando se fala em “hipótese pré-silábica” não estamos nos referindo a:
Answer
-
Concepção construída pela criança para tentar superar a escrita silábica.
-
Concepção infantil construída para compreender a representação realizada pela escrita.
-
Conceito construído pelas crianças para estabelecer a forma de relação entre a escrita e a expressão do som da linguagem falada.
-
Critério construído pela criança para julgar a escrita legível.
Question 11
Question
Quanto às propostas pedagógicas das escolas diante da nova organização do ensino fundamental, a única, entre as enumeradas a seguir, que não pode ser considerada benéfica é:
Answer
-
Torná-la mais lúdica.
-
Romper a articulação com o trabalho realizado na educação infantil.
-
Não reservar apenas o primeiro ano para a alfabetização
-
Readequar espaços e mobiliário para o público que ingressa na
escola.
-
Propor ciclos ou outra forma de organização do tempo escolar.
Question 12
Question
.O sistema educacional brasileiro ainda não se modificou o suficiente para atender às especificidades e necessidades educativas dos alunos com deficiências graves. Em virtude disso, o Referencial Curricular Nacional (1998) e as Estratégias e Orientações para a educação de crianças com NEE recomendam o trabalho conjunto, a parceria e apoio dos serviços especializados
para avaliação, atendimento às necessidades especificas e
orientação para adaptações e complementações curriculares,
visando ao acesso desses alunos:
a) Ao currículo desenvolvido na escola
Answer
-
Ao currículo desenvolvido na escola comum.
-
Ao currículo desenvolvido na escola especial.
-
À sociedade letrada.
-
Aos esportes.
-
A integração curricular entre atendimento especial e escola especial.
Question 13
Question
“Nas práticas pedagógicas sustentadas pelos atuais parâmetros curriculares, a produção de instrumentos de avaliação tem levado em consideração várias dimensões ou eixo de conhecimento”. Diante do exposto, relacione as colunas a seguir:
1. Conceituais.
2. Procedimentais.
3. Atitudinais.
( ) Comportamentos que expressam apreciações e incorporação de valores, normas, hábitos ou atitudes relacionadas à organização do trabalho escolar e à socialização.
( ) Comportamentos que expressam as interações com professores, com os pares e com grupos em geral.
( ) Desempenhos que indicam um nível de ―saber fazer‖, ou seja, a apropriação de instrumentos ou equipamentos relacionados à aquisição da escrita e da leitura.
( ) Capacidades para operar com símbolos, imagens, ideias ou representações, em função das áreas de conhecimento na proposta curricular. A sequência está correta em:
Answer
-
1, 2, 3, 1.
-
3, 3, 2, 1.
-
2, 1, 2, 3.
-
3, 2, 1, 2.
-
2, 3, 2, 1.
Question 14
Question
Alvarez Leite (1996, 32-33), ao falar do desenvolvimento dos projetos de trabalho em sala de aula, destaca três momentos deste processo (problematização, desenvolvimento e síntese), ressaltando entretanto, que esses momentos não podem ser pensados como etapas estanques e lineares. Eles fazem parte de um processo que ganha vida na experiência de alunos e professores. Relacione adequadamente as fases dos projetos de trabalho:
1. Problematização.
2. Desenvolvimento.
3. Síntese.
( ) estratégias para atingir objetivos (pesquisas, entrevistas, debates).
( ) Pesquisas bibliográficas, pesquisas de campo.
( ) Novas aprendizagens ao longo do processo (conceitos, valores, procedimentos, construídos).
( ) Informações adquiridas, questões esclarecedoras, novos problemas a serem resolvidos.
( ) Detonador, conhecimentos prévios, expectativas, objetivos do grupo.
A sequência está correta em:
Answer
-
1, 2, 3, 1, 2.
-
2, 2, 1, 1, 3.
-
2, 3, 3, 1, 2.
-
2, 2, 3, 3, 1.
-
1, 3, 2, 1, 3.
Question 15
Question
Tendo como base a perspectiva da construção do conhecimento, marque a alternativa INCORRETA:
Answer
-
a) A construção do conhecimento na escola crítica aponta para a necessidade de um processo contínuo de interação pedagógica (metodologias de ensino, relação professor-aluno e avaliação) como um dos fatores responsáveis pelo sucesso do aluno na escola.
-
A questão da relação pedagógica entre o professor que ensina e o aluno que aprende realça a necessidade de se (re)significar a unidade entre aprendizagem e ensino.
-
) Para se garantir um ensino e uma aprendizagem de qualidade, a complexidade da atividade docente exige que o professor tenha bem claro ―como o aluno aprende‖ e o ―que ele aprende‖ (aprendizagens significativas).
-
O professor tem que ter competência – ―saber‖ e ―saber fazer‖ – que propicie uma intervenção pedagógica eficaz no processo de ensino, para o aluno realizar aprendizagens significativas, de modo que ele ―aprenda a aprender‖.
-
A aprendizagem, na perspectiva da construção do conhecimento, pressupõe apenas como produto final, não levando em consideração sua dimensão como processo.
Question 16
Question
.Uma escola democrática é aquela que, sobretudo, estimula e cria espaços para a participação efetiva e qualificada dos atores nela presentes, dando-lhes voz e voto na definição de seus rumos. Muitos autores discutem os princípios norteadores do projeto político-pedagógico como um instrumento de festão, cuja função profícua é explicitar a intencionalidade da escola como instituição educativa. Assinale o princípio que mostra divergência para a ideia de que tais princípios devam alicerçar a democracia e a cidadania:
Answer
-
Relação escola-comunidade.
-
Gestão democrática e qualidade de ensino.
-
Construção individualizada da autonomia e da organização escolar.
-
Democratização do acesso e da permanência do aluno na escola.
-
Valorização dos profissionais da educação.
Question 17
Question
.Estudos sobre inclusão escolar no Brasil têm constatado, entre outras conclusões, que
Answer
-
a inserção dos portadores de deficiência em classes comuns deve visar apenas à socialização e ao desenvolvimento afetivo desses alunos.
-
os dados censitários oficiais do Ministério da Educação, se bem utilizados, são, atualmente, bastante confiáveis para o embasamento de políticas de inclusão.
-
o fracasso pode afetar mais intensamente os portadores de deficiências, menos por suas dificuldades do que pelas limitações do sistema educacional.
-
o sucesso da inclusão deve ser avaliado por critérios que desprezem o desempenho escolar dos alunos incluídos.
-
a inserção de jovens e adultos portadores de necessidades especiais nas classes de Educação de Jovens e Adultos é a medida pedagógica mais eficaz para a inclusão dessa população.
Question 18
Question
Em relação às tendências educacionais na sala de aula e suas visões sobre a origem do conhecimento, estudos interacionistas têm demonstrado que
Answer
-
na pedagogia tradicional, o fundamento epistemológico é a crença na ideia de que todo conhecimento deve ser construído pelo conhecedor.
-
em uma pedagogia relacional, o professor, além de ensinar, passa a aprender, e o aluno, além de aprender, passa a ensinar.
-
na pedagogia não-diretiva, o fundamento epistemológico é o empirismo, que afirma que o aluno já traz um saber e o professor deve interferir o mínimo possível no processo.
-
o professor construtivista sabe, e planeja a sua aula em função disso, que alguns alunos não são sempre capazes de aprender.
-
na ação docente, imbuída de uma epistemologia apriorista, o professor jamais renuncia à intervenção no processo de aprendizagem do aluno.
Question 19
Question
Consoante a proposta de uma escola com gestão participativa, organizada com base em um projeto político-pedagógico voltado para o desenvolvimento humano pleno, é correto, no enfoque socio crítico, defender que
Answer
-
avaliar é diferente de medir o desempenho dos alunos em testes padronizados, elaborados sob uma concepção objetivista.
-
a gestão participativa é representada por um organograma que expõe em detalhes a hierarquia entre as funções.
-
a inclusão social dos educandos depende menos da chamada qualidade social da educação do que da seriação dos tempos e conteúdos do ensino.
-
o projeto político-pedagógico, ou projeto pedagógico-curricular, deve ser formulado por meio do trabalho cooperativo entre a direção e a coordenação escolar.
Question 20
Question
.Conforme Paulo Freire a prática formadora é de natureza eminentemente ética e nesse sentido o educador precisa intervir para aperfeiçoá-la. Ao afirmar que o “destino” não é um dado mas algo que pode ser feito e de cuja responsabilidade não se pode eximir, considera que é preciso:
Answer
-
Assumir as responsabilidades sociais, insistir tanto na problematização do futuro como acreditar no determinismo.
-
Assumir as responsabilidades sociais, insistir tanto na problematização do futuro como recusar a sua inexorabilidade.
-
Assegurar a educação popular, mas considerar os determinantes políticos e o determinismo.
-
Garantir os saberes necessários à prática educativa, mas ter clareza da força do determinismo.
-
Assegurar as experiências sociais dos estudantes e a formação para operar as transformações necessárias na sociedade, sem esquecer os determinismos que nos move.