O Pedagogo na Educação Especial

Description

Mind Map on O Pedagogo na Educação Especial, created by Emanuelle Milek on 10/07/2017.
Emanuelle Milek
Mind Map by Emanuelle Milek, updated more than 1 year ago
Emanuelle Milek
Created by Emanuelle Milek about 7 years ago
9
0

Resource summary

O Pedagogo na Educação Especial
  1. Frente à complexidade que, atualmente representa, a inclusão de pessoas com necessidades especiais na formação básica e a falta de profissionais habilitados nesta área, aliadas às determinações da LDB 9394/96 e o Parecer 17/2001, constata-se a necessidade de novas políticas de formação, de um pedagogo/educador capaz de exercer com competência seus trabalho em classes de ensino regular, frequentadas ou não por alunos com necessidades educativas especiais (NEE), e também em Escolas Especiais, Sala de Recursos, Itinerância, Instituições Especializadas e em Classes Especiais.
    1. Para que a escola perceba a necessidade de mudanças, é importante a avaliação constante da sua prática bem como um processo de formação continuada dos professores que privilegie discussões sobre as práticas inclusivas nela desenvolvidas ou que se pretende desenvolver, o que pode se dar através de reflexões mediadas pela equipe pedagógica.
      1. Segundo Romanowski (2007), a função do pedagogo é mobilizar e definir o trabalho pedagógico para caminhar no sentido de efetivar uma educação de qualidade que valorize todos os alunos, independentemente de suas características. Dessa forma, o trabalho realizado, é o de propiciar uma organização da escola em que seja possível modificar, transformar e construir juntamente com a equipe escolar estratégias, metodologias de ensino, definição de conteúdos, instrumentos de avaliação, entre outros, responsabilizando‐se por articular todos esses elementos.
    2. Um dos debates mais insistentes e repetidos em torno da instituição escolar, sempre foi à questão de evidenciar o seu papel, que era ‘reprodutor’ ou ‘transformador’, isto é, se contribuía para conservar a sociedade ou para mudá‐la. Até certo ponto, era trivial, pois, por um lado nenhuma sociedade poderia substituir sem formar seus membros em certos valores, habilidade, etc. e, por isso, toda a educação é reprodutora; mas ao mesmo tempo, nenhuma sociedade atual seria, sem a escola, o mesmo que chegou a ser com ela, e, por isso toda educação é transformadora. Enguita (2004, p.13)
      1. A proposta de incluir alunos com deficiência na escola regular requer mudanças efetivas e contínuas dentro de uma estrutura muitas vezes pouco flexível. Para se efetivar a inclusão, é necessário inovar metodologias de ensino, reformulando práticas e propondo melhorias e valores que promovam uma educação para todos, que respeite as características dos diferentes alunos.
        1. A inclusão requer alterações que tornem o processo de ensino‐aprendizagem efetivo, como instrumento de transformação social, promotor de direitos e do reconhecimento de todos enquanto cidadãos, independentemente de suas diferenças.
          1. O trabalho conjunto do professor e do pedagogo é relevante para a construção de ideias e para a promoção de ações que busquem efetivar a inclusão.
          2. Considerando‐se que cabe à escola esgotar os recursos que facilitem práticas que promovam a aprendizagem visando à qualidade na educação e a busca do atendimento à diversidade, entendemos como pertinente tais preocupações. De acordo com Machado (2009), a inclusão denuncia o esgotamento de práticas comuns, a idealização do aluno perfeito, a padronização, enfim, tantos outros elementos que compõem o universo das práticas escolares.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        Mapa Mental - Como Criar um Mapa Mental
        miminoma
        GCSE Maths Symbols, Equations & Formulae
        Andrea Leyden
        GCSE History of Medicine: Key Individuals
        James McConnell
        An Inspector calls Techniques
        anya14
        A Level: English language and literature techniques = Lexis
        Jessica 'JessieB
        Biology B1
        Phoebe Drew
        AS Biology Unit 1
        lilli.atkin
        IGCSE Chemistry Revision
        sachakoeppen
        Japanese Hiragana
        pangcaberte
        Chemistry GCSE Review - States of Matter, Particles, Atoms, Elements, Compounds and Mixtures
        Morgan Overton
        Meteorologia II
        Adriana Forero