MELANIE KLEIN: TEORIA DAS RELAÇÕES OBJETAIS

Description

MELANIE KLEIN: TEORIA DAS RELAÇÕES OBJETAIS
Giovanna Soul
Flashcards by Giovanna Soul, updated 21 days ago
Giovanna Soul
Created by Giovanna Soul 21 days ago
0
0

Resource summary

Question Answer
Como sua teoria das relações objetais foi constituída? A partir das observações de crianças pequenas
Qual o período da infância Klein enfatiza a importância? Em contraste com Freud que destacava os primeiros 4 a 6 anos de vida, Klein enfatizava a importância dos 4 a 6 meses após o nascimento.
Quais são os impulsos do bebê? Os impulsos do bebê são direcionados para um objeto: o seio, o pênis, a vagina. A relação da criança com o seio é fundamental e serve como protótipo para as relações posteriores com objetos totais como o pai ou a mãe.
Segundo Klein, o que afeta todas as relações interpessoais posteriores? A tendência muito precoce dos bebês a se relacionarem com objetos parciais empresta a suas experiências uma qualidade irrealista que afeta todas as relações interpessoais posteriores.
Os bebês, mesmo no nascimento, possuem uma vida de fantasia ativa? Embora os bebês não tenham a capacidade de colocar pensamentos em palavras, eles possuem imagens inconscientes de “bom” e “mau”.
Como eles lidar com essa dicotomia de bons e maus sentimentos? Os bebês constantemente se engajam em um conflito básico entre o instinto de vida e o de morte. Na tentativa de lidar com essa dicotomia de bons e maus sentimentos, os bebês organizam suas experiências em posições.
Quais são as duas posições básicas? São as: - Posição esquizoparanóide - Posição depressiva
Explique a POSIÇÃO ESQUIZOPARANOIDE Para tolerar tais sentimentos ambíguos, o ego se divide. O bebê não teme mais seu próprio instinto de morte, mas sim o seio persecutório. Os bebês desenvolvem a posição esquizoparanóide durante os primeiros 3 a 4 meses de vida. Neste período, a percepção que o ego tem do mundo externo é subjetiva e fantástica, em vez de objetiva e real.
Explique a POSIÇÃO DEPRESSIVA Em torno dos 5 ou 6 meses, o bebê começa a ver os objetos externos como um todo e a entender que o bom e o mau podem existir na mesma pessoa. O bebê, além de ser maduro o suficiente para perceber que não consegue proteger a mãe, também começa a sentir culpa por seus impulsos destrutivos anteriormente direcionados a ela. Os sentimentos de ansiedade quanto à perda de um objeto amado associados a um sentimento de culpa por querer destruir aquele objeto, constituem o que Klein denominou de posição depressiva.
Desde o início da infância, as crianças adotam vários mecanismos de defesa psíquicos para proteger seu ego contra a ansiedade despertada por suas fantasias destrutivas, quais são elas? MECANISMOS DE DEFESA PSÍQUICOS: Introjeção Projeção Dissociação Identificação Projetiva
Explique a Introjeção Os bebês fantasiam incorporar aquelas percepções e experiências que tiveram com o objeto externo, originalmente o seio da mãe. Os objetos introjetados não são representações precisas dos objetos reais, mas influenciados pelas fantasias das crianças.
Explique a Projeção É a fantasia de que sentimentos e impulsos próprios, na verdade, residem em outra pessoa e não dentro de nosso corpo. Ao projetarem impulsos destrutivos incontroláveis nos objetos externos, os bebês aliviam a ansiedade insuportável de serem destruídos por forças internas perigosas.
Explique a Dissociação Para separar objetos bons e maus, o próprio ego precisa ser dividido. Separação dos impulsos incompatíveis Os bebês desenvolvem uma imagem de “eu bom” e “eu mau” que lhes possibilita lidar com os impulsos prazerosos e destrutivos em relação aos objetos externos.
Explique a Identificação projetiva Os bebês dissociam partes inaceitáveis de si mesmos, as projetam em outro objeto e as introjetam de volta de forma alterada ou distorcida. A identificação projetiva exerce uma influência poderosa na relações interpessoais adultas.
Show full summary Hide full summary

Similar

PSICOLOGIA DA GESTALT
eleuterapara
DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
eleuterapara
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
Silvio R. Urbano da Silva
Quiz sobre Freud
Yasmin Padovan
TERAPIA FAMILIAR
dacir martins
POLÍTICAS PÚBLICAS
Alan Nunes
PSICOMETRIA
Alan Nunes
Psicologia da Educação
rsgomes88
TEORIA SEXUAL FREUD
eleuterapara
FATORES NEUROPSICOLÓGICOS (anexo neuropsicologia)
Lorena S. Sousa