Antítese é uma [blank_start]figura[blank_end] de linguagem (figuras de estilo) que consiste na exposição de ideias [blank_start]opostas[blank_end]. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. Esse recurso foi especialmente utilizado pelos autores do período [blank_start]Barroco[blank_end].
O eufemismo é uma figura de linguagem que se caracteriza pela substituição de palavras ou expressões com o objetivo de [blank_start]suavizar[blank_end] a mensagem, torná-la menos chocante. Termos rudes são trocados por palavras mais brandas, permitindo falar de coisas desagradáveis de uma forma melhor, embora o sentido essencial permaneça inalterado. O eufemismo é bastante empregado quando se fala sobre morte, por exemplo. As dezenas de expressões que usamos para nos referirmos ao fenômeno da morte revelam o quanto o assunto é incômodo.
O [blank_start]paradoxo[blank_end] é identificado quando uma frase não corresponde á lógica ou ao senso comum. Nele dois sentidos se fundem numa mesma ideia criando um efeito de contradição.