Question 1
Question
De onde parte a necessidade de se fazer Filosofia?
Answer
-
Tudo começou no mundo antigo, quando houve a necessidade de conhecer a origem das coisas a partir do que é intrínseco e essencial ao homem, buscando explicações que vêm de seu interior, além de causas, razões sem sentido arbitrário. É o início da ciência.
-
A Filosofia surge ainda com Homero, com suas histórias de Ilíada e Odisséia, que explicavam a origem do mundo de modo extrínseco e inessencial. Em outras palavras, o surgimento das coisas estava atrelado a algo externo e independente do ser humano.
Question 2
Question
O início da Filosofia se deu:
Answer
-
A partir da busca da matéria-prima do real, do que constitui as coisas, em que elas se parecem (busca pela Arché), além da procura pela causa (Aítia) do surgimento do mundo.
-
A partir da busca da matéria-prima do real, do que constitui as coisas, em que elas se parecem (Aítia), além da procura pela causa (Aítia) do surgimento do mundo (Arché),
-
A partir da busca da matéria-prima do real, do que constitui as coisas, em que elas se parecem, além da procura pela causa do surgimento do mundo (Aítia).
Question 3
Question
Na Antiguidade, existiram filósofos pré-socráticos que buscavam compreender a lei que torna a existência do real possível. São eles:
Answer
-
Tales de Mileto (a água), Anaxímenes (o ar), Anaximandro de Mileto (apeiron).
-
Pitágoras (os números) e Heráclito fogo + logos)
Question 4
Question
Quem eram os Hilozoístas?
Answer
-
Eram os que acreditavam, na Antiguidade pré-socrática, que matéria e movido correspondiam a mesma coisa. São eles: Pitágoras, Heráclito, tales de Mileto, Anaxímenes, Anaximandro de Mileto.
-
Eram os que acreditavam, na Antiguidade pré-socrática, que matéria e movido correspondiam a mesma coisa. São eles: Empédocles, Anaxágoras, Leucipo, Demócrito, Parmênides.
Question 5
Question
Para Pitágoras, eram os números os capazes de sustentar todas as coisas. Ou seja, o real só aconteceria devido à Matemática.
Question 6
Question
"As coisas são sendo", dizia Heráclito. O que ele quer transmitir, por trás dessa metáfora é, portanto, que as coisas estão em constante mudança, "sendo" e ardendo o tempo todo"se desgastando ou se renovando". Segundo ele, um livro não "arde" da mesma forma que uma pessoa, pois existe uma razão (logos) para isso. Em outras palavras, as coisas nascem, crescem e morrem, tudo a seu tempo, com uma medida.
Question 7
Question
Eram chamados de Físicos os filósofos que estudavam a matéria-prima, a lei e o ser e o devir, a exemplo de Homero.
Question 8
Question
Tales de Mileto olhava a sua volta e, onde via vida, via a água. Por causa disso, elaborou uma teoria em que era esse elemento a matéria prima de todas as coisas vivas.
Question 9
Question
Anaximandro de Mileto afirmava que "todas as coisas vêm do ar e vão para o ar. A vida é respiração". As coisas, portanto, seriam movidas pelo ciclo do ar.
Question 10
Question
Quais as Três Leis da Razão de Permênides?
Answer
-
1. Princípio da identidade: "o que é, é", "o que não é, não é". 2. Princípio da contradição: "ou se é, ou se não é". 3.Princípio do terceiro excluído: "não se pode ser e não ser ao mesmo tempo".
-
1. Princípio da identidade: "ou se é, ou se não é". 2. Princípio da contradição: "o que é, é", "o que não é, não é". 3.Princípio do terceiro excluído: "não se pode ser e não ser ao mesmo tempo".
Question 11
Question
O ser, para Parmênides:
Question 12
Question
Estudaram o ser e o devir (movimento):
Answer
-
Parmênides, Zenão de Eléia, Empédocles e Anaxágoras.
-
Pitágoras, Heráclito, Demócrito, Anaximandro de Mileto.
-
Tales de Mileto, Leucipo, Zenão de Eléia, Parmênides.
-
Anaxágoras, Empédocles, Zenão de Eléia, Anaximandro de Mileto.
Question 13
Question
Todas as coisas estão em eterno processo de transformação, mas suas matérias primas serão sempre as mesmas e se manifestarão, assim, de maneiras diferentes em cada objeto. Nesse, as variações de água, terra, fogo e ar mudam de acordo com as mudanças que nem ocorrem. Condiz com esse pensamento, a seguinte frase: "Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma". Essa teoria foi defendida por:
Answer
-
Empédocles, que estudou o Ser e o Devir (movimento).
-
Parmênides, em suas reflexões metafísicas sobre o Ser e o Devir (movimento).
-
Zenão de Eléia e suas aporias acerca da natureza do movimento.
Question 14
Question
Tanto Empédocles, quanto Parmênides, Anaxágoras, Leucipo e Demócrito questionam que o movente é diferente do movido.
Question 15
Question
Fazia parte da Solução mecanicista acerca do Ser e do Devir, de Leucipo e Demócrito, que o ser era constituído de átomos que se movimentavam no vazio. Para eles, existiam tanto o ser, quanto o não ser, dado o tamanho infinitamente maior do vazio.
Question 16
Question
Anaxágoras pensava que as raízes que constituíam o ser eram múltiplas (infinitas), mas o que lhe movia era uma única coisa: nous (ou espírito).
Question 17
Question
São nomeados de filósofos da natureza (físicos) aqueles que estudaram sua matéria-prima, a lei que a rege e o ser e o devir.