Os primeiros filósofos gregos

Description

NASCIMENTO DA FILOSOFIA Note on Os primeiros filósofos gregos, created by Daniel Vieira Inácio on 31/07/2017.
Daniel Vieira Inácio
Note by Daniel Vieira Inácio, updated more than 1 year ago
Daniel Vieira Inácio
Created by Daniel Vieira Inácio over 6 years ago
31
1

Resource summary

Page 1

OS PRIMEIROS FILÓSOFOS  Será no século VI a.C. que teremos registro dos primeiros filósofos gregos. Durante esse século surge um número considerável de pensadores dedicados em discutir algumas questões comuns. De onde e como surgem as coisas? O que são as coisas? Teríamos uma mesma origem? O que é a morte? Porém, diferente dos mitos, não é o objetivo dos filósofos criar uma narrativa, mas apresentar explicações e defende-las diante dos outros. Aos poucos vão surgindo conceitos para responder algumas dessas perguntas, e outros filósofos passam a debater tais conceitos.   

No centro das questões estava o Kosmós (mundo). Observando o mundo, ou seja, o Kosmós, buscava-se entender sua Physis (natureza), ou seja, suas forças e seus elementos para encontrar neles as causas das coisas. A causa inicial e principal das coisas, seria também a origem de tudo, Arkhé (origem, princípio).  

Page 2

Em resumo, o debate no início da filosofia grega se desenvolveu assim:   Os primeiros filósofos perguntaram sobre as forças que ordenavam o mundo, sobre o que fazia nascer todas as coisas existentes. Tais forças seriam a natureza (physis) do mundo (Kosmós), e estudando tais forças tentavam estabelecer a origem das coisas existentes (Arkhé).  As primeiras repostas apontavam para um elemento primordial, uma matéria-prima, de onde sairiam todas as coisas. Depois debatiam que forças transformariam essa matéria-prima. Então, buscaram descrever a ordem que os elementos e as forças construíram.   Tales apontou uma primeira resposta que seria questionada e superada; gerou a sentença enigmática “Tudo é água”.  A partir daí, outros filósofos discutiram essa perspectiva e avançaram em seus pensamentos, produzindo explicações mais complexas e novos questionamentos.  

Page 3

Para saber mais assista ao vídeo abaixo, ele terá informações importantes. Depois faça um último exercício.

Show full summary Hide full summary

Similar

Filosofia: O nascimento.
Wanderson Silva
06 PROJECT TIME MANAGEMENT
miguelabascal
Periodicity
hanalou
French -> small but important words for GCSE
georgie_hill
French diet and health vocab
caitlindavies8
GCSE AQA Biology 1 Cloning & Genetic Engineering
Lilac Potato
GoConqr Quick Guide to Getting Started
Andrea Leyden
AS level Maths Equations to Remember
Gurdev Manchanda
A-LEVEL ENGLISH LANGUAGE : Key Theorists
Eleanor H
Genes, The Genetic Code, DNA and Chromosomes
Bee Brittain
1PR101 2.test - Část 18.
Nikola Truong