Heráclito e Parmênides

Description

Heráclito e Parmênides trazem uma discussão que se tornou muito importante na filosofia: a natureza dos seres é mutável ou imutável?
Daniel Vieira Inácio
Note by Daniel Vieira Inácio, updated more than 1 year ago
Daniel Vieira Inácio
Created by Daniel Vieira Inácio almost 2 years ago
3
0

Resource summary

Page 1

  A natureza dos seres existentes é mutável ou imutável? A pergunta acima resume os questionamentos que alguns filófos pré-socráticos tiveram. Ao observar o mundo em constante transformação reconheceram que tais transformações podiam marcar movimentos de retorno, como as fases da lua, o dia e a noite, nascimento e morte Mas também entenderam que certas transformações não mostravam nenhum retorno aparente, como a morte de um ente querido ou mesmo o nosso envelhecimento. Os filósofos Heráclito e Parmênides defenderam posições opostas nessa discussão.  

Page 2

Heráclito de Éfeso Heráclitodefendeu que a força mais poderosa da natureza é o Devir, a transformação constante de tudo. Isso significa que para ele, todas as coisas existentes, todas as que vemos com nossos olhos, são transitórias. Ser transitório significa estar de passagem, o ser transitório está o tempo todo de mudança. Por exemplo, a água evapora, sobe ao céu, vira nuvem, chove, vira rio, e por aí ai. Sua natureza não é permanente. Essa situação de transformação constante podemos chamar de "vir-a-ser". Veio a ser água de rio, mas já vai deixar de ser isso para ser outra coisa: "vir-a-ser". Para simbolizar essas transformações Heráclito elegeu o elemento fogo, pois tudo que cai no fogo se transforma. E para sintetizar seu pensamento temos a frase "Panta rei", que traduzido significa, "tudo flui", ou seja nada permanece como está.

Page 3

Parmênides de Eléia Diferentemente de Heráclito, e se concentrou no que poamos observar, Parmênides se concentrou no que podíamos pensar das coisas. Para ele, mesmo que diante de nossos olhos o mundo esteva em constante transformação, nosso entendimento consegue reconhecer o que existe de permanente no meio de todas as mudanças.  Por isso, Parmênides separou o que chamou de caminho da verdade do caminho da opinião. O caminhoa opinião te confunde, te faz achar que as coisas são de um jeito e depois de outro. Você pensa "o ser é isso, agora não é mais isso". Para Parmênides tal pensamento é absurdo. No caminho da verdade "Ser e pensar são o mesmo". O ser é o que podemos identificar pelo pensamento. Você pode ver as várias transformações da água, vapor, gelo, e tudo mais, mas seu pensamento identifica um elemento central: tudo isso é água, em nenhum momento deixou de ser água. O seu ser permaneceu o mesmo. "O ser é, e não pode não ser". Água é água e não pode deixar de ser água, não importa em que estado você a observe.

Show full summary Hide full summary

Similar

Pensamento Filosófico
Glória Sandi
Pensamento Filosófico
Geanne Souza Santos
1 aula de filosofia
Camila Antoniacomi Torrens
Filosofia
Felipe Carvalho
Pensamento Filosófico
Lívia Campanharo
Digite seu texto aqui
:Cristina Andrade
Os pré-socráticos
alana broch
Parmênides (515 a. C à 450 a. C)
Leonardo Henrique de Souza Silva
Heráclito de Éfeso (535 a. C à 475 a. C)
Leonardo Henrique de Souza Silva
Pensamento Filosófico
Matheus Wutke Gobeti
Pensamento Filosófico
Brendell Oliveira