RESUMO - VAZÃO DAS PEÇAS DE UTILIZAÇÃO ATÉ VELOCIDADE MÁXIMA

Description

Segredo 79915022Água Note on RESUMO - VAZÃO DAS PEÇAS DE UTILIZAÇÃO ATÉ VELOCIDADE MÁXIMA, created by Wellington Pessoa on 06/09/2018.
Wellington Pessoa
Note by Wellington Pessoa, updated more than 1 year ago
Wellington Pessoa
Created by Wellington Pessoa over 5 years ago
27
0

Resource summary

Page 1

VAZÃO DAS PEÇAS DE UTILIZAÇÃO:  AS PEÇAS DE UTILIZAÇÃO SÃO PROJETADAS PARA FUNCIONAR COM A DEVIDA VAZÃO, E NÃO PODE SER INFERIOR AO APRESENTADO NA TABELA A BAIXO, QUE TAMBÉM APRESENTA O PESO, UTILIZADO PARA O MÉTODO DE HUNTER, QUE VEREMOS A SEGUIR.  

CONSUMO MÁXIMO PROVÁVEL COMO É FÁCIL DE IMAGINAR, A MAIORIA DAS INSTALAÇÕES NÃO UTILIZA TODAS AS INSTALAÇÕES DE UMA VEZ, EXCETO EM QUARTEIS E LUGARES COM HORÁRIOS DE USOS RÍGIDOS. EXISTE UMA DIVERSIFICAÇÃO QUE REPRESENTA ECONOMIA NO DIMENSIONAMENTO DA CANALIZAÇÃO. ASSIM, SE UMA PESSOA USA O CHUVEIRO, ELA NÃO ESTÁ NO APARELHO SANITÁRIO (FAMOSO VASO), OU SE ELA ESTÁ ESCOVANDO OS DENTES, NÃO ESTÁ LAVANDO LOUÇAS E ETC. A EXPRESSÃO SEGUINTE EXTRAÍDO DA NORMA NBR-5626, DÁ UMA IDÉIA DE VAZÃO PROVÁVEL EM FUNÇÃO DOS PESOS ATRIBUÍDOS AS PEÇAS DE UTILIZAÇÃO. Q=C√¯(ΣP), ONDE: Q=VAZÃO EM L/S. C= COEFICIENTE DE DESCARGA = 0,30 L/S. ΣP=SOMA DOS PESOS DE TODAS AS PEÇAS DE UTILIZAÇÃO ALIMENTADA ATRAVÉS DO TRECHO CONSIDERADO. EX: QUEREMOS DIMENSIONAR UM ENCANAMENTO (RAMAL) QUE ALIMENTA UM BANHEIRO COM VASO SANITÁRIO (COM VÁLVULA), UM LAVATÓRIO, UM BIDÊ, UMA BANHEIRA E UM CHUVEIRO. ΣP: 42,1 Q= 1,94 L/S, JOGANDO NO ÁBACO ABAIXO TEREMOS O CANO DE 1 1/4 (32MM).

QUANDO QUEREMOS DIMENSIONAR UM BANHEIRO QUE IRA ATENDER DIVERSAS PEÇAS DEVEMOS UTILIZAR A TABELA ABAIXO, DE GAY E FAWEET, QUE DETERMINA O FATOR DE USO DOS APARELHOS, JÁ QUE EM GRANDE MAIORIA NÃO SE UTILIZA TODOS DE UMA VEZ.    

EX: SE QUISERMOS DIMENSIONAR 20 BANHEIROS SEMELHANTES AO DO EXEMPLO ANTERIOR, VASO SANITÁRIO 1,9L/S E BANHEIRA 0,30 L/S    1,9*20*0,16 = 6,08    0,3*20*0,42 = 2,52 TOTAL: 8,60L/S, QUE CORRESPONDE AO DIÂMETRO DE 2 1/2 (65MM)

EM VEZ DA TABELA TAMBÉM PODE-SE USAR FIGURAS PARA DETERMINAR O CONSUMO MÁXIMO PROVÁVEL EM FUNÇÃO DO CONSUMO MÁXIMO POSSÍVEL. EX: VAMOS CONSIDERAR O BANHEIRO DO EXEMPLO ANTERIOR: BANHEIRA = 0,3L/S  VASO SANITÁRIO = 1,9L/S SOMA= 2,2 L/S POR SEREM 20 BANHEIROS 20*2,2= 44L/S *60 = 2640L/M ANALISANDO A FIGURA ABAIXO VEMOS QUE A PERCENTAGEM MÁXIMA DE USO É DE 22%. ENTÃO O CONSUMO PROVÁVEL É DE 0,22*44=9,68L/S. O QUE CORRESPONDE AO DIÂMETRO DE 2 1/2 (65MM).

INSTALAÇÕES MÍNIMAS A TABELA A SEGUIR É MUITO IMPORTANTE PARA O PROJETISTA, POIS FORNECE DADOS PARA O DIMENSIONAMENTO DAS PEÇAS DE UTILIZAÇÃO.

PRESSÃO DE SERVIÇO AS PEÇAS DE DE UTILIZAÇÃO SÃO PROJETADAS A FUNCIONAR COM PRESSÕES ESTÁTICAS E DINÂMICAS, PRÉ-ESTABELECIDAS.  PRESSÃO ESTÁTICA: EXISTE QUANDO NÃO HÁ FLUXO DE ÁGUA. PRESSÃO DINÂMICA: EXISTE QUANDO AS PEÇAS ESTÃO EM FUNCIONAMENTO. PRESSÕES MÁXIMAS E MÍNIMAS EM EDIFÍCIOS MUITO ALTOS, EM QUE AS PRESSÕES ESTÁTICAS ULTRAPASSAM OS VALORES PRÉ-DEFINIDOS EM NORMA, HÁ NECESSIDADE DE PROVOCAR UMA QUEDA DE PRESSÃO INSTALANDO REDUTORES DE PRESSÃO OU CAIXAS INTERMEDIÁRIAS. O FECHAMENTO DE QUALQUER PEÇA DE UTILIZAÇÃO NÃO PODE PROVOCAR EM NENHUM PONTO, SOBREPRESSÃO QUE SUPERE EM MAIS DE 20M DE COLUNA D'ÁGUA A PRESSÃO ESTÁTICA DESTE MESMO PONTO. VELOCIDADE MÁXIMA A VELOCIDADE MÁXIMA NAS TUBULAÇÕES NÃO DEVEM ULTRAPASSAR 3,0 M/S, DE ACORDO COM A NBR 5626/1998.

Show full summary Hide full summary

Similar

Atoms and Reactions
siobhan.quirk
SAT Vocabulary
Muffins31
Unit 1 - Electricity
Callum McClintock
OCR Biology AS level (f211) flashcards/revision notes
Dariush Zarrabi
AS Pure Core 1 Maths (AQA)
jamesmikecampbell
An Gnáthrud
xlauramartinx
Hitlers Germany
gursharonkaur15
Carbohydrates
anna.mat1997
The Digestive system
Elena Cade
Organic Nomenclature
mahnoor.gohar
OP doplnovaci otazky II.
Helen Phamova