Created by Nayme Petrus Abi-Abib
almost 7 years ago
|
||
“As diferentes formas de inovação podem ser classificadas de diversas maneiras. Destacamos duas: quanto ao objeto focal da inovação e quanto ao seu impacto.” Há dois tipos principais de categorias de Inovação: Categoria por objetivos de Inovação Produto Processo Modelo de Negócios Categoria por impacto Incremental Radical
Consiste em modificações nos atributos do produto, com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores. Exemplo: Automóvel com câmbio automático em comparação ao “convencional”. (ABGi)
Trata de mudanças no processo de produção do produto ou serviço. Não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos. Exemplo: Automóvel produzido por robôs em comparação ao produzido por operários humanos. (ABGi)
Considera mudanças no modelo de negócio. Ou seja, na forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado. Não implica necessariamente em mudanças no produto ou mesmo no processo de produção, mas na forma como que ele é levado ao mercado. Exemplo: Automóvel é alugado ao consumidor, que passa a pagar uma mensalidade pelo uso do veículo, com direito a seguro, manutenção e troca pelo modelo mais novo a cada ano; em comparação ao modelo de negócio tradicional, em que o veículo é vendido. Streaming de música, como o Spotify (ABGi)
Reflete pequenas melhorias contínuas em produtos ou em linhas de produtos. Geralmente, representam pequenos avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não modificam de forma expressiva a forma como o produto é consumido ou o modelo de negócio. (ABGi) É o tipo de inovação mais comum e, geralmente, recebe mais de 80% do orçamento de inovação das empresas, porque é o tipo de inovação mais fácil, mais barato, mais previsível e, no curto prazo, o mais importante. Em algumas empresas, as inovações incrementais são vistas quase como uma rotina. Elas são bem recebidas pelo setor operacional, pois, esse tipo de inovação é aderente à sua cultura. Normalmente, o projeto é finalizado em menos de um ano. A inovação incremental é uma forma de extrair um maior valor de um investimento já realizado (NETO et al, 2014). Exemplo: Atualizações de aplicativos ou sistemas operacionais.
Representa uma mudança drástica na maneira que o produto ou serviço é consumido. Geralmente, traz um novo paradigma ao segmento de mercado, que modifica o modelo de negócios vigente. (ABGi) A inovação radical envolve uma mudança significativa tanto na tecnologia quanto no modelo de negócios. A introdução de fraldas descartáveis em 1970 é um exemplo clássico de uma inovação radical. Normalmente, uma mudança radical transforma uma indústria e leva a uma série de inovações incrementais em cascata (NETO et al, 2014). O planejamento das inovações radicais deve ser do tipo faça-aprenda-corrija. O constante aprendizado com os erros é fundamental em uma iniciativa de elevado grau de incerteza. A uma inovação radical, geralmente, segue-se uma sequência de inovações incrementais. Por exemplo, o avião 747 da Boeing foi uma inovação radical quando do seu lançamento em 1970. A partir daí, seguiram-se uma série de inovações incrementais, com a empresa lançando versões com alcance estendido, melhor aerodinâmica e maior capacidade, entre outras inovações. Com isso, o produto permaneceu no mercado por várias décadas (NETO et al, 2014). Exemplos: Automóveis com motor a combustível fossíl para automóveis com motor elétrico. Surgimento do iPhone (sem teclado e tela cheia) - o qual mudou o direcionamento do mercado.
ABGi. A Inovação: Definição, Conceitos e Exemplos. Disponível em <http://brasil.abgi-group.com/a-inovacao/>. NETO, João Souza; SANTOS, Diana L. N. dos; ORLANDI, Tomás Roberto Cotta. Inovação: Estratégia, Gestão e Cultura. 2014.
Want to create your own Notes for free with GoConqr? Learn more.