Resumo - Teoria da Comunicação - 2a. Prova Paradigma Funcionalista Pragmático

Description

Graduação Teorias da Comunicação Note on Resumo - Teoria da Comunicação - 2a. Prova Paradigma Funcionalista Pragmático, created by Luciana Duarte on 13/07/2014.
Luciana Duarte
Note by Luciana Duarte, updated more than 1 year ago
Luciana Duarte
Created by Luciana Duarte almost 10 years ago
733
1

Resource summary

Page 1

PARADIGMA FUNCIONALISTA PRAGMÁTICO (Lasswell, Lazarfeld e Klapper)Espaço de maior influência EUA. Valoriza pesquisas administrativas e empíricas. Traça um paralelo entre o corpo humano e o “corpo social”. Entendimento da sociedade a partir de suas trocas.

ESCOLA DE CHICAGO (1910-1940)Com lastro na Paradigma Funcionalista Pragmático, a Escola de Chicago é o ponto de partida para o estudo da comunicação como uma ciência social capaz de ajudar a manter a restabelecer o equilíbrio social.Surge o interacionismo simbólico (a sociedade só pode ser estudada através dos processos de interação entre seus indivíduos, que se relacionam através de símbolos). A sociedade e o ser humano são forjados pela comunicação. Os significados dados às coisas é que determinam como as relações acontecem. Como as relações são temporárias, os significados são mutantes. A cidade é o laboratório perfeito para estudo das relações sociais.Park - sistematizou o desempenho dos meios de comunicação de massa, apontando-os como principal meio de difusão do conhecimento sendo capazes tb de transformar a realidade.Economia Biológica - como as sociedades estabelecem relações de cooperação ou dependência dentro da organização social onde tb vamos encontrar competição entre os indivíduos. Nas sociedades equilibradas a comunicação é uma estrutura interna que interfere diretamente nesse equilíbrio.A escola de Chicago tenta entender como a Comunicação de Massa pode influenciar na recuperação ou manutenção do equilíbrio nas sociedades muito grandes, decorrentes da industrialização e urbanização muito amplas.Metodologia Etnográfica (opção de estudo da escola) - estudo das interações sociais em pequenos grupos tendo por base a individualidade.

ESCOLA AMERICANA POSITIVISTA Tem como cerne a preocupação com os efeitos ou resultados dos novos meios de comunicação.Autores: 1. Lazarfeld - audiência e efeitos da comunicação de massa nas questões eleitorais;2. Kurt Lewin - comunicação de grupos e o efeito das pressões, normas e atribuições do grupo no comportamento e atitude dos seus membros;3. Lasswell - Método analítico (quem? diz o que? através de que canal? com que efeito?)4. Carl Hovland - estudo das mudanças de atitudes.Três fases do percurso histórico da Escola Americana:1. Pesquisa em comunicação de massa - pesquisas comerciais e análise de temas políticos e sociais da comunicação pública.2. Corrente Funcionalista - funções sociais da comunicação.3. Estudo dos efeitos em longo prazo. Primeiros doutores em comunicação. Preocupação com as conseqüências das praticas profissionais no conteúdo da informação e com a influencia dos meios de comunicação em longo prazo.

PESQUISA EM COMUNICAÇÃO DE MASSA. Com a expansão dos meios de comunicação veio a crença de que os veículos de comunicação doeriam ser utilizados para controlar e dirigir as massas.Surgiu de uma demanda prática, de ordem econômica e política. Lasswell- comunicação de massa se define pela amplitude do canal capaz de atingir um público anônimo, heterogêneo e fisicamente disperso.Estudos quantitativos concentrados em:1. efeitos provocados pelos meios de comunicação de massa na sociedade;2. efeitos da propaganda política e3. utilização comercial publicitária dos meios de comunicaçãoTeoria Hipodérmica ou da bala mágica - as mensagens bem elaboradas atingiriam de forma similar a todos, provocando reações similares. Indivíduo considerado atomizado: isolado e afastado de sua cultura.O indivíduo pode ser controlado pela comunicação de massa que é capaz de moldar a opinião pública à opinião do comunicador.

TEORIA DAS INFLUÊNCIAS SELETIVAS.Surgida da conclusão de que a teoria hipodérmica nem sempre funciona. Gerou várias teorias.1. Teoria das diferenças individuais- aponta para a diferença de constituição psicológica e estrutura cognitiva entre os indivíduos. Indicou o caminho para segmentação de mercado.2. Teoria das diferenças sociais - divide os indivíduos em categorias pelas suas características semelhantes.3. Teoria da aprendizagem social ou dos relacionamentos sociais - indivíduo modelado pelo meio social. Tb estudou a comunicação de massa considerando variáveis independentes, como a repetição da mensagem e sua extensão.Nos estudos de Lasswell e de outros pesquisadoras do mass mídia, dois aspectos ganham maior relevância: a análise de conteúdo e a análise dos efeitos.Bereleson e McPhee - two step flow - fluxo de comunicação em dois tempos - lideres de opinião influenciam mais que a mass mídia.Lazarsfeld - 3 efeitos mass midia: ativação (transforma tendências latentes em comportamento efetivo), reforço (preserva decisões tomadas) e conversão (mudança de atitude - é o mais limitado dos efeitos da mass mídia).Teoria Hipodérmica- controle socialAbordagem empírico-experimental: persuasãoAbordagem empírico de campo: influencia.

ABORDAGEM SISTEMICA ou TEORIA SISTÊMICA.Vincula o conjunto social ao sistema orgânico a partir da idéia de uma constante interação entre as partes do conjunto integrado.Sistema é uma estrutura social que se distingue do meio, mas que sofre influências desse. Os sistemas mudam a partir das interações com o meio, entretanto, há uma tendência natural a não mudança como forma de mantê-lo estável.DeFleur introduz o conceito de feedback, no modelo de comunicação linear. ( A comunicação influencia a sociedade e, a sociedade, por sua vez, influencia a comunicação.)

FUNCIONALISMO. (1930 - Lasswell - A estrutura e a função da comunicação na sociedade (1948). Paralelo biológico. A função de cada uma das partes é a conservação do todo. A lógica que regulamenta os fenômenos sociais é constituída por relações de funcionalidade.Função - refere-se à contribuição dada por uma determinada forma de atividade repetitiva em termos de conservar a estabilidade ou equilíbrio da sociedade.Lazarsfeld e Merton - funções da comunicação social:1. atribuição de status (estabiliza e dá coesão à hierarquia da sociedade);2. execução interna das normas sociais;Os autores tb discutem as disfunções (fluxo de informações livres pode ameaçar a estrutura social) e disfunção narcotizaste (excesso de informação que gera apatia)DeFleur- Mass midia: conteúdo de mau gosto (td que se coloca contra os valores morais e os bons costumes: violência, pornografia, etc), conteúdo não polêmico (boletins metereológicos, informações pontuais) e conteúdo de bom gosto (moralmente estimulante ou educativo: ex: série sobre o meio ambiente, etc)Confrontado com a teoria hipodérmica, o funcionalismo redimensiona a capacidade indiscriminada dos meios de comunicação para manipular o público, especificando a complexidade dos fatores que intervém para provocar uma resposta ao estímulo.A comunicação passa a ser vista como processo de influência recíproca, condicionado pela realidade dos grupos sociais onde ocorre.

HIPÓTESE DO USO E DAS GRATIFICAÇÕES.Considera que a adoção de um modelo de conduta decorre de alguma gratificação.Princípios Norteadores:1. Receptor ativo, busca meios de comunicação e conteúdos que preencham suas necessidades;2. os motivos das escolha estia sujeitos à inúmeros fatores de influência;3. A exposição aos meios de comunicação é opção do sujeito, que poderá escolher outras alternativas à satisfação de suas necessidades.

ESCOLA DE PALO ALTO OU COLÉGIO INVISÍVEL.Existe uma “gramática” comportamental utilizada pelos indivíduos nas suas relações que afeta a comunicação.Princípios:1 A essência da comunicação reside em processos relacionais e interacionais;2 Todo comportamento humano possui um valor comunicacional;3 Observando a seqüência de mensagens e o sistema, é possível deduzir a lógica da comunicação.

ESTUDO DOS EFEITOS EM LONGO PRAZO.A comunicação de massa passa a ser vista como um processo que deve ser analisado por meio do conhecimento de sua dinâmica interna e nas suas relações com outros processos comunicativos com base em quatro características: Acumulação (criação e manutenção da relevância de um tema, destacando-o do conjunto de acontecimentos diários ou por meio da repetição contínua); Consonância (o mesmo tema presente em vários meios de mass mídia); Onipresença ( conhecimento público que as opiniões da mass mídia são publicamente conhecidos) e Relevância ( somatória da consonância, tornando o assunto relevante).Newsmaking - como a produção da notícia reproduz ou modifica a realidade que se supõe que a notícia deva produzir fielmente. A forma como é produzida influi no seu resultado.Rotinas Produtivas - A escassez de tempo e de meios acentua a importância dos valores-notícias, que se encontram enraizados no cjt do processo produtivo, envolvendo a captação ou busca, a seleção e a apresentação de notícias. Surge a figura do gatekeeper. As normas profissionais e organizacionais são mais forte que as preferencias pessoais.Motivos de conformidade à orientação do jornal: 1 autoridade institucional;2 sentimentos de dever e estima para com os superiores;3 aspirações de mobilidade profissional4 ausência de fidelidade ao grupo de contrapropostas e5 caráter agradável do trabalho.6 o fato da notícia ser transformada em valorValor-notícia - critérios:1 substantivos - grau e nível hierárquico envolvidos; impacto sobre a nação e interesse nacional; qtdd de pessoas envolvidas e impacto sobre evolução de assunto de relevância;2 produto - disponibilidade e características específicas; ato pior, melhor; 3 meios de comunicação - 4 público - 5 concorrênciaNoticiabilidade - a notícia é um produto de um processo organizado a partir de uma perspectiva prática dos acontecimentos, com o objetivo de reunir os fatos, avalia-los de forma simples e direta e transforma-los em notícia para o espectadores. Valores-notícia: critérios que determinam que fatos vão deixar a existência privada e passar a notícia na esfera pública. 

Nova página

Show full summary Hide full summary

Similar

Comunicação Social para Concurseiros
Ricardo Olimpio
Quem é Quem nas Teorias da Comunicação?
Ricardo Olimpio
Comunicação Social para Concurseiros
silvio neto
Teorias da comunicação
Aldo Schmitz ISCOM
Teorias da comunicação
Aldo Schmitz ISCOM
Comunicação Social para Concurseiros
MARCELA ALMEIDA
Comunicação Social para Concurseiros
Pedro Mendes
Quem é Quem nas Teorias da Comunicação?
Laila Tonelli
Quem é Quem nas Teorias da Comunicação?
ldiarj
Comunicação Social para Concurseiros
João Paulo Borges
Comunicação Social para Concurseiros
Sílvio Melatti