1.1. Comércio Internacional e Desenvolvimento Econômico

Description

1. Políticas comerciais. Protecionismo e livre cambismo. Políticas comerciais estratégicas. 1.1. Comércio internacional e desenvolvimento econômico. 1.2. Barreiras tarifárias. 1.2.1 Modalidades de Tarifas. 1.3. Formas de protecionismo não tarifário
Lúcio Flávio Lucca
Flashcards by Lúcio Flávio Lucca, updated more than 1 year ago
Lúcio Flávio Lucca
Created by Lúcio Flávio Lucca over 7 years ago
25
1

Resource summary

Question Answer
O que o Comércio Internacional compreende? Circulação de bens e serviços entre as fronteiras dos países. Troca entre as nações de bens e serviços. Comércio Internacional = Conjunto Global de Relações Comerciais
Por que os países participam do comécio internacional? * Diferenças na dotação de fatores de produção; * Economias de Escala
No sistema feudal, o poder político era: (centralizado/descentralizado) Descentralizado
Com as Grandes Navegaçãoes e a Centralização do Poder Político, os Estados implamentaram qual política econômica. Mercantilismo (com a burguesia emergindo como classe social de destacada importância)
O que o Mercantilismo pregava em relação ao Comércio Internacional? Acumulação da maior quantidade possível metais (ouro e preta), via colonização ou comércio, e Superávits na balança comercial (exportações superiores às importações)
A quem é atribuída a Teoria das Vantagens Absolutas e o que esse autor pregava? Adam Smith advoga que a fonte da riqueza é o trabalho (contrariando a ideia mercantilista)
O que diz a Teoria das Vantagens Absolutas? Cada país se especializa na produção de bens que possui maior eficiência (menor custo de produção). O excedente é objeto de trocas comerciais entre outros países.
Segundo Adam Smith, o custo dos produtos era determinado por qual(is) fator(es) de produção? Os custos dos produtos eram determinados exclusivamente pela mão de obra utilizada na produção.
Críticas à Teoria das Vantagens Absolutas * Não explica o comércio entre dois países quando um deles é mais eficiente que o outro na produção de todos os bens. * Custos de produção determinados exclusivamente pela mão-de-obra.
Teoria das Vantagens Comparativas, também chamada de Teroria dos Custos Comparados foi elaborada por: David Ricardo.
O que diz a Teoria das Vantagens Comparativas: O comércio internacional será possível mesmo quando um país for mais eficiente na produção de todos os bens, por meio da ESPECIALIZAÇÃO na produção dos bens que for relativamente mais eficiente.
Qual o único FATOR DE PRODUÇÃO considerado nas Teorias das Vantagens Absolutas e das Vantagens Competitivas? O trabalho (produtividade no trabalho)
O que diz o Teorema de Hecksher-Ohlin? Os países se especializam na produção de bens intensivos no fator de produção abundante em seu território.
Para Hecksher-Ohlin (Teoria da Proporção dos Fatores), qual o fator determinanda da especialização? O fator determinante da especialização é a dotação de fatores de produção. Complementando a Teoria das Vantagens Comparativas, explicando o porquê cada país possui vantagem na produção de determinado bem.
Qual Teoria diz que o comércio internacional é determinado pelas diferenças entre as dotações dos fatores de produção? Teorema Hecksher-Ohlin
Qual Teoria diz que os países se especializam na produção de bens intensivos na fator de produção abundante em seu teritório? Teorema Hecksher-Ohlin
Para Hecksher-Ohlin, o que determinava a existência do comércio internacional? Eram as diferenças entre as dotações de fatores de produção dos países.
O que são as economias de escala? As economias de escala, também chamadas de ganhos de escala, ocorrem quando o aumento dos fatores produtivos (trabalho, capital) empregados na fabricação de um bem leva a um aumento mais do que proporcional da produção.
Características das Economias de Escala: Aumento dos fatores produtivos gera aumentos mais do que proporcionais na produção; Surgem com a especialização; Permitem o comércio internacional ainda quando dois países possuam idênticas dotações de fatores de produção.
Quam desenvolveu a "Teoria dos Gostos dos Consumidores"? Para Linder, o comércio internacional seria determinado pelo comportamento da demanda, a qual é influenciada pelos gostos dos consumidores. Os gostos dos consumidores, por sua vez, são condicionados pelo nível de renda de uma economia.
Características do Modelo de Linder: * Fluxo comercial será mais intenso entre países com mesma estrutura de demanda; * Admite existência do comércio intraindústria.
O que é Concorrência Monopolística? É uma estrutura de mercado que se caracteriza pela presença de um grande número de empresas, cada uma possuindo o monopólio de seu próprio produto.
Quais são as características da Concorência Monopolística? Nesse tipo de estrutura mercadológica, existem características de uma concorrência perfeita (grande número de vendedores) e características de um monopólio (cada empresa é detentora única de seu produto).
Na concorrência monopolística, como as empresas obtêm monopólio? Por meio da Diferenciação do Produto
A concorrência monopolística proporciona: Diferenciação de Produtos; Economias de Escala e Comércio intraindústria (dentro de um mesmo setor industrial).
Quais são os fundamentos do Comércio Internacional? 1) Diferença na Dotação de Fatores de Produção; 2) Economias de Escala
Diferença entre Comércio Internacional e Comércio Exterior: * Comércio Internacional: Todas as trocas entre os países (visão macro); * Comércio Exterior: Leva em consideração apenas 1 país
O que é custo de oportunidade? Para toda escolha, há uma renúncia. Ex: O custo de oportunidade de Alugar um Imóvel vazio É O INVESTIMENTO QUE SERIA FEITO CASO VENDESSE O IMÓVEL E APLICASSE O DINHEIRO DA VENDA. Quando menor o custo de oportunidade, melhor.
Segundo a Teoria das Vantagens Comparativas, quando um país é mais eficiente? Quando o país produz com MENOR CUSTO DE OPORTUNIDADE (daqui vem a especialização). O país se especializa naquele produto cuja PRODUÇÃO oferece menor custo de oportunidade.
Quando existe maior custo de oportunidade para produção de determinado produto, o que os países tendem a fazer? Importar esse produto.
Em relação ao custo de oportunidade, quando o país vai importar e produzir produtos? O país produz produtos cuja produção tem menor custo de oportunidade. Quando a produção tem um custo de oportunidade elevado, o país vai importar determinado produto.
As Teorias das Vantagens comparativas consideram as Economias de Escala Não!
Premissas do Teorema Heckshe-Ohlin-Samuelson: * Tecnologia Constante; * Vantagens comparativas depende das diferentes dotação de fatores; * Explica um dos efeitos das Abertura Comercial.
Brasil - Fator de Produção Abundante Trabalho. Há aumento demanda "Trabalho" e aumento do Salário (que é a REMUNERAÇÃO do trabalho). Japão - Fator produção Capital. Aumento demanda "Capital" e aumanto do Juros (remuneração do Capital) LIVRE COMÉRCIO leva a um aumento da REMUNERAÇÃO do fator de produção abandante.
Efeitos do LIVRE COMÉRCIO * Eleva a Remuneração do Fator de Produção Abundante; Reduz a Remuneração do Fator de produção Escasso.
Equalização dos custos dos recursos OU Equalização da remuneração dos fatores de produção é promovido por: Livre Comércio (Abertura do Mercado)
Show full summary Hide full summary

Similar

Comércio multilateral e regional
Júlia Meneguzzi
1.1. Comércio Internacional e Desenvolvimento Econômico
Lúcio Flávio Lucca
Políticas Comerciais
Gik
Substituição das Importações
fslipe
Modelo Exportador
fslipe
Relações Internacionais
Juliana Biassi
Barreiras Tarifárias
fslipe
Barreiras Comerciais
Mariana Bofill
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Elias Martins
Principios GATT/ 94
Marcus Brandão