FlashCard sobre Pensamento Computacional

Description

FlashCard
Suéllen Martinelli
Flashcards by Suéllen Martinelli, updated more than 1 year ago
Suéllen Martinelli
Created by Suéllen Martinelli over 7 years ago
243
5

Resource summary

Question Answer
Abstração Abstração é o ato de simplificar as coisas, identificar o que é importante, sem se preocupar com os detalhes. Ela permite gerenciar com mais facilidade algo que é complexo. Por exemplo, um plano de aula é uma abstração do que acontece dentro da sala de aula.
Algoritmos Um algoritmo é uma sequência de instruções para que algo seja feito. Ao considerar qual trajeto deve ser feito para chegar até a escola (exemplo, vire à esquerda, ande 10 metros, vire à direita) isso é tido como um algoritmo, uma sequência de instruções para se chegar em um objetivo.
Avaliação Avaliação é baseada no ato de fazer julgamentos, de forma objetiva e sistemática. Na Computação, a avaliação trata-se de verificar se as soluções que efetuam um determinado trabalho são realmente adequadas à finalidade.
Decomposição O processo de quebrar um problema em partes menores gerenciáveis é chamado de decomposição. Ela auxilia a resolver problemas complexos e gerenciar projetos. Um grande problema pode ser assustador, mas um conjunto de tarefas menores são mais fáceis de administrar.
Lógica O raciocínio lógico ajuda a explicar por que algo acontece. A aplicação do raciocínio lógico é sobre ser capaz de explicar por que algo é da maneira que é, assim como trabalhar porque algo não está como deveria ser.
Padrões A ideia de identificação de padrões ajuda na necessidade de se fazer previsões, criar regras e resolver problemas mais gerais. Em computação, o método que procura uma abordagem geral a uma classe de problemas é chamado de generalização.
Colaboração A chance de compartilhar o sucesso, quando há uma tarefa para que os alunos desenvolvam de forma colaborativa, motiva-os a continuar uma tarefa que pode parecer impossível. A oportunidade para trocar ideias ajuda os alunos a desenvolver o raciocínio lógico e a perseverança.
Criar Criar é planejar, fabricar e avaliar as coisas; por exemplo, construir animações, criar jogos ou desenvolver robôs. Todo trabalho que é criativo envolve tanto a originalidade de criar algo de valor (que seja útil) ou pelo menos apto para a finalidade pretendida.
Depuração Erros em algoritmos e códigos são chamados de bugs, e o processo de encontra-los e corrigi-los é chamado de depuração. Na vida real, por exemplo, também se utiliza da depuração, como quando ao escrever uma frase deve reler o que foi escrito para certifica-se de que faz sentido e depois corrigir o erro.
Mexer-se Mexer-se significa para a criança o ato de experimentar e explorar algo novo para construir o seu aprendizado, e que também pode acontecer através do ato de “tentativa e erro” para amadurecer um conceito.
Perseverança Perseverante é nunca desistir, ser determinado e resistente. Em computação, assim como em outras áreas, sistemas e problemas muitas vezes são grandes e complexos, porque eles são de contextos não familiares ou talvez seja necessário pensar em novas soluções.
Show full summary Hide full summary

Similar

História da informática
Renato Costa
Teorias da Aprendizagem
Robson Santos
QUESTIONÁRIO DE INFORMÁTICA: SISTEMAS OPERACIONAIS
anapaulabrasilam
Organização e Arquitetura de Computador
Rodrigo Gomes
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
wesley.silva.ads
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I
ailtonmidias
Lógica de Programação- Dados
Gabriela Alves
Cont. Met. e Prática do Ensino da Matemática
vanessasenez
Quiz sobre Tecnologia no Ensino
camilafragoso
PROJETO DE PESQUISA
Edson Baal
Design Instrucional
leodias.rj