HISTÓRIA REVOLUÇÃO FRANCESA

Description

CONCEITO - CAUSAS e PRINCIPAIS ETAPAS DA REV. FRANCESA- A MONARQUIA CONSTITUCIONAL - A REPÚBLICA E A CONV.NACIONAL - O GOVERNO DE DIRETÓRIO E A ERA NAPOLEÔNICA.
neusamiotto
Flashcards by neusamiotto, updated more than 1 year ago
neusamiotto
Created by neusamiotto over 9 years ago
1345
41

Resource summary

Question Answer
REVOLUÇÃO FRANCESA
O QUE FOI A REVOLUÇÃO FRANCESA? 1- DIVISÃO ENTRE A IDADE MODERNA E A CONTEMPORÂNEA. 2- ACABOU COM O ABSOLUTISMO NA FRANÇA E A BURGUESIA ASSUMIU O PODER POLÍTICO.
QUAIS FORAM AS CAUSAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA? SITUAÇÃO SOCIAL SITUAÇÃO ECONÔMICA SITUAÇÃO POLÍTICA
03 ESTADOS: EXPLIQUE COMO ERA A SITUAÇÃO SOCIAL NA FRANÇA. A SOCIEDADE FRANCESA ERA FEUDAL: PRIMEIRO ESTADO: CLERO SEGUNDO ESTADO: NOBREZA TERCEIRO ESTADO: RESTANTE DA POPULAÇÃO INCLUINDO CAMPONESES E BURGUESIA.
EXPLIQUE SOBRE O CLERO O CLERO ERA FORMADO POR 120 MIL MEMBROS DA IGREJA CATÓLICA. MAIS DE 10% DAS TERRAS PERTENCIAM À IGREJA E NÃO PAGAVAM IMPOSTOS.
EXPLIQUE SOBRE A NOBREZA. COMPOSTA POR 400.MIL PESSOAS: A FAMÍLIA REAL OS CORTESÃOS - ARISTOCRATAS OS NOBRES DE TOGA OS NOBRES DE SANGUE TAMBÉM NÃO PAGAVAM IMPOSTOS.
QUEM FAZIA PARTE DO TERCEIRO ESTADO? 98% DE TODOS OS FRANCESES. ALTA , MÉDIA e BAIXA BURGUESIA. ESSE GRUPO ERA O ÚNICO QUE RECOLHIA IMPOSTOS, TANTO PARA O ESTADO, QUANTO PARA A NOBREZA E O CLERO.
QUAIS ERAM OS PROBLEMAS DA FRANÇA? SECA - caos na agricultura francesa e fim do rebanho bovino. FOME- aumento do preço dos alimentos levou à fome, provocou morte e desolação. GREVE-artesãos e operários começaram a fazer greves.
ASSEMBLÉIA NACIONAL. COMO SURGIU A ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE? *O TERCEIRO ESTADO SE REBELOU CONTRA O CRITÉRIO DE VOTAÇÃO (CLERO E NOBREZA OBTINHAM A MAIORIA DOS VOTOS). *O TERCEIRO ESTADO SE AUTOPROCLAMOU ASSEMBLEIA NACIONAL, PARA ELABORAR UMA CONSTITUIÇÃO.
TRAIÇÃO DE LUÍS XVI. EXPLIQUE SOBRE A TRAIÇÃO DE LUÍS XVI. PUBLICAMENTE, LUÍS XVI AFIRMAVA APOIAR A ASSEMBLÉIA, MAS NA VERDADE, CONVOCOU O EXÉRCITO PARA ACABAR COM ELA.
QUEDA DA BASTILHA: COMO E QUANDO OCORREU A QUEDA DA BASTILHA? COM A TRAIÇÃO DE LUÍS XVI, A POPULAÇÃO SE REVOLTOU E EM 14 DE JULHO DE 1789, OS SANS-CULLOTES SE ARMARAM E TOMARAM A BASTILHA (local onde o governo encarcerava e torturava seus opositores).
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO. EXPLIQUE SOBRE A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO. DOCUMENTO QUE PÔS FIM AOS PRINCÍPIOS FEUDAIS. ESTABELECIA A LIBERDADE E A IGUALDADE DE TODOS PERANTE A LEI .
CONSTITUIÇÃO DE 1.791 FALE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DE 1.791. *CARTA FRANCESA QUE INSTITUÍA A MONARQUIA CONSTITUCIONAL COMO FORMA DE GOVERNO. *LUÍS XVI TENTOU FUGIR PARA COMANDAR A CONTRA-REVOLUÇÃO. FOI PRESO, ACUSADO DE ALTA TRAIÇÃO E CONDENADO À MORTE.
JACOBINOS E GIRONDINOS: UMA VEZ QUE A ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE FOI DISSOLVIDA E EM SEU LUGAR SURGIU A CONVENÇÃO NACIONAL, QUAIS OS NOVOS GRUPOS OU FACÇÕES POLÍTICAS? JACOBINOS- De caráter popular, representavam a pequena e média burguesia.Líder: Robespierre. GIRONDINOS-era a alta burguesia, contra a participação popular no poder.Deputados da província de Gironde.
PRIMEIRA REPÚBLICA: 'TERROR JACOBINO" DESCREVA O "TERROR JACOBINO". PERÍODO DE PERSEGUIÇÃO AOS "TRAIDORES "DA PÁTRIA, sendo que o destino dessas pessoas era a morte na guilhotina. Esse período durou cerca de um ano.
DIRETÓRIO: REAÇÃO GIRONDINA. COMO FOI O GOLPE DOS GIRONDINOS? OS JACOBINOS PERDERAM APOIO DA POPULAÇÃO E FORAM DERRUBADOS PELOS GIRONDINOS. FICARAM CONHECIDOS COMO TERMIDORIANOS, POIS O GOLPE OCORREU EM 9 TERMIDOR (calendário republicano). 1795 - SURGE O DIRETÓRIO.
O DIRETÓRIO O QUE FOI O DIRETÓRIO? 1795- NOVA CONSTITUIÇÃO ACABOU COM O VOTO UNIVERSAL E REINTRODUZIU O VOTO CENSITÁRIO( apenas os proprietários votam). JACOBINOS E DEFENSORES DA MONARQUIA TENTARAM DERRUBAR O GOVERNO DO DIRETÓRIO.
SURGE A FIGURA DE NAPOLEÃO BONAPARTE. COMO ISSO ACONTECEU? O DIRETÓRIO PEDIU AJUDA AO EXÉRCITO DE NAPOLEÃO BONAPARTE. NAPOLEÃO REPRIMIU AS REVOLTAS E TORNOU-SE O MAIS IMPORTANTE GENERAL DA FRANÇA. 1799- FOI CONVIDADO A FAZER PARTE DO DIRETÓRIO, SENDO O MAIS INFLUENTE DOS MEMBROS.
Show full summary Hide full summary

Similar

Revolução francesa - Império Napoleônico
Robson Bueno
Revolução Francesa
cm lopes
Revolução Francesa (Séc.XVIII)
Apenas um estudante
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior