Question 1
Question
Atualmente e possível afastar a criança ou o adolescente do convívio de sua família natural em razão da situação financeira, e reagrupa-la em um abrigo?
Question 2
Question
Crianças e adolescentes possuem direitos diferentes de adultos devido a diferença de responsabilidades.
Question 3
Question
Criança, para os efeitos do ECA, é a pessoa que possuiu até 12 (doze) anos de idade completos. Em situações excepcionais, expressas em lei, o Estatuto poderá ser aplicado às pessoas entre 18 (dezoito) anos e 21 (vinte e um) anos de idade.
Question 4
Question
Em caso de conflito entre direitos e interesses do adotando e de outras pessoas, inclusive seus pais biológicos, devem prevalecer os direitos e os interesses do adotando.
Question 5
Question
A falta ou a carência de recursos materiais pode ensejar a suspensão do poder familiar e o abrigamento de criança ou adolescente segundo o principio da proteção integral
Question 6
Question
O ECA criou algumas obrigações para os estabelecimentos que cuidam da saúde da gestante, sejam eles públicos ou particulares. Algumas dessas obrigações: guardar os registros dos nascimentos por 18 anos; obrigação de identificar os recém-nascidos com identificação digital e plantar e a mãe dele com identificação digital; possibilitar a permanência da criança com a sua mãe assim que der à luz, entre outras.
Question 7
Question
Castigo Físico: a ação de natureza disciplinar ou punitiva com a aplicação de uso verbal da repreensão , causando abalo psicológico na criança ou adolescente.
Question 8
Question
Segundo o ECA, os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral DOS GENITORES ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.
Question 9
Question
O ECA relaciona obrigações que devem ser cumpridas pelos hospitais e demais estabelecimentos públicos e particulares de atenção à saúde de gestantes, dentre elas a de manter registro das atividades desenvolvidas, até de prontuários individuais, pelo prazo de cinco anos, sob pena de cometimento de infração administrativa, punida com multa, além de outras sanções administrativas.
Question 10
Question
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, as gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas, sem constrangimento, ao Conselho Tutelar mais próximo do lugar em que se encontrem
Question 11
Question
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, o direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo, entre outros, os seguintes aspectos: opinião, expressão e participação na vida política, na forma da lei.
Question 12
Question
As notícias que envolvam a prática de ato infracional poderão conter identificação da criança e do adolescente mediante mera indicação de iniciais do nome e do sobrenome, desde que não divulgadas fotografias ou imagens do rosto do menor.
Question 13
Question
Quem exibe, sem autorização, fotografia de adolescente envolvido em ato infracional, ou qualquer ilustração que lhe diga respeito ou se refira a atos que lhe sejam atribuídos, de forma a permitir sua identificação, direta ou indiretamente, pratica infração administrativa prevista no ECA.
Question 14
Question
Poderá ser padrinho pessoas físicas de 16 anos, não escritas no cadastro de adoção, e também pessoas jurídicas
Question 15
Question
O conceito de família natural abrange o de família extensa, como aquela formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes, inclusive parentes próximos e VIZINHOS com os quais a criança ou adolescente conviva e mantenha vínculos de afinidade e afetividade.
Question 16
Question
O consentimento do adolescente é necessário para colocação em família substituta e deverá ser realizado em audiência, o mesmo não se exigindo quando se tratar de criança
Question 17
Question
O ECA admite a colocação em família substituta estrangeira desde que seja adolescente e que se realize através de tutela ou adoção.
Question 18
Question
A colocação da criança ou adolescente em família substituta se fará mediante a guarda, tutela ou adoção e independentemente da sua situação jurídica.
Question 19
Question
Os grupos de irmãos deverão ser colocados sob adoção, tutela ou guarda da mesma família substituta, ressalvada a comprovada existência de risco de abuso ou outra situação que justifique plenamente a excepcionalidade de solução diversa.
Question 20
Question
Podem, em situações excepcionais ou durante o recesso judiciário, receber diretamente criança ou adolescente sem determinação de autoridade competente, hipótese em que é obrigatória a comunicação ao juiz em até três dias.