Aperfeiçoamento e Educação Permanente Public

Aperfeiçoamento e Educação Permanente

Manuela Kaled
Course by Manuela Kaled, updated more than 1 year ago Contributors

Description

Aperfeiçoamento Profissional e Educação Permanente em Saúde (EPS)

Module Information

No tags specified
Seja Bem vindo ao nosso curso de Aperfeiçoamento e Educação Permanente na Área da Saúde.   Módulo 1- Apresentação do histórico da EP. Módulo 2- Conceito e Politicas da Educação Permanente. Módulo 3- Educação Permanente e Ensino Superior. Módulo 4- Aperfeiçoamento Profissional. Módulo 5- Avaliação.    Vamos Começar!
Show less
No tags specified
No tags specified

Context

Educação não se restringe apenas a uma etapa da vida, considerada um processo em todo desenvolvimento humano. Durante o desenvolvimento humano a educação precisa  constituir-se como um “ambiente pedagógico”. O TRABALHADOR é UM AGENTE DE MUDANÇAS. (LIMA et al, 2016 ; BRASIL,2007).
Show less
No tags specified

Flashcards

Texto de Lima et al ,2016.

Context

A Educação Permanente em Saúde e a Educação Superior  1- Caminham de forma atrelada; 2- Apoiam-se  no conceito de ensino problematizador e em métodos de ensino baseados na aprendizagem significativa. 3- Estes defendem um processo de ensino-aprendizagem inserido de maneira crítica na realidade, que se interesse pelas experiências anteriores pessoais do aluno, e desconsidere a superioridade do educador em relação ao educando (BERBEL, 1998). Observe os quadros sobre  a interface EPS e Educação Superior .(Quadros acima)
Show less
No tags specified
Aperfeiçoamento Profissional e a Educação Permanente A formação e qualificação dos profissionais é um processo histórico que vem sofrendo atualizações ao longo dos tempos. Nos séculos XX e XXI, destacam-se marcos legais e movimentos de mudanças na formação dos profissionais de saúde que visam superar o modelo de prática hospitalocêntrica e fragmentada, de viés privatizante, com deficiências em atender às necessidades sociais de saúde, distanciado da realidade social e epidemiológica da população. Embora não se tenham atingido todos os objetivos propostos com esses movimentos, muito se caminhou na direção de um ensino e de uma assistência mais adequados à realidade da sociedade, na perspectiva de uma Atenção à Saúde  de qualidade. Da mesma forma, no campo da qualificação dos profissionais inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS), a preocupação com a educação dos profissionais de saúde vem sendo referendada por meio de movimentos sociais, legislações e políticas públicas que defendem que o Sistema de Saúde deve exigir uma reorientação das políticas de gestão do trabalho e da educação na saúde, com definição de diretrizes para o setor e fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade. Nesse sentido, a Educação Permanente em Saúde (EPS) foi defendida como uma estratégia para a reorganização das práticas de formação, atenção, gestão, formulação de políticas e controle social no setor da saúde, em especial a APS, mediante ações intersetoriais e mudanças no ensino da saúde, constituindo, assim, um quadrilátero formado por diferentes atores do processo de trabalho: atenção, ensino, gestão e controle social.  (Oliveira et al, 2015). Citação do artigo: OLIVEIRA, M.P.R et al. Formação e Qualificação de Profissionais de Saúde: Fatores Associados à Qualidade da Atenção Primária. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40 n. 4, p. 547 – 559, 2016.
Show less
Show full summary Hide full summary