Leis de Kepler Public

Leis de Kepler

Denis Tavares
Course by Denis Tavares, updated more than 1 year ago Contributors

Description

Este curso tem como objetivo disponibilizar materiais para o trabalho das leis de Kepler com alunos tanto na modalidade de ensino em EAD quanto num curso presencial.

Module Information

No tags specified
Leis de Kepler   Objetivos Entender o processo de criação de teorias científicas e o impacto que as mesmas tem na sociedade.   Síntese do Módulo Nesse módulo o aluno entenderá o caminho percorrido por Kepler para a fundamentação de sua teoria, assim como, o próprio processo de como a ciência é feita.  A sequência desse módulo será: Aula 1: Material de apoio sobre o histórico que levou à construção das leis de Kepler Aula 2: Tycho Brahe e as observações estelares  Aula 3: Kepler: Vida e evolução teórica. Aula 4: Contexto social e impacto das ideias de Kepler na sociedade. Atividade final REFERÊNCIAS S/A. Leis de Kepler do movimento planetário. Disponível em: http://astroweb.iag.usp.br/~dalpino/AGA215/NOTAS-DE-AULA/MecSSolarII-Bete.pdf>. Acesso em 02 de junho de 2018. RUSSEL, J.L Kepler's laws of motion. Disponível em: http://www.astro.rug.nl/~vdkruit/jea3/homepage/Russell.pdf. Acesso em: 02 de junho de 2018 RIFFEL, Rogemar, A. As leis de kepler. Disponível em: http://w3.ufsm.br/rogemar/fsc1057/aulas/aula5_kepler.pdf. Acesso em 03 de junho de 2018. STERN, David P. Kepler's three laws of planetary motion - An overview for science teachers. Disponível em: http://www.phy6.org/stargaze/Kep3laws.htm. Acesso em: 06 de junho de 2018. FLOOD, Alisson. The astronomer who saved his mother from being burned as a witch.  THE GUARDIAN. 21 out. 2015. Disponível em: https://www.theguardian.com/books/2015/oct/21/the-astronomer-and-the-witch-johannes-kepler-mother-katharina-witch-trial. Acesso em: 06 de junho de 2018.   Referências para os alunos ZANARDI, Maria. C; FELIPE, Gislaine de. Leis de kepler e lei da gravitação universal. Disponível em: http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/jacimar/materiais/Kepler.pdf. Acesso em 05 de junho de 2018 FONTANELLA, Carla. Leis de Kepler e Lei da gravitação universal. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~tiberio/disciplinas/fis02004/Leis_de_Kepler_e_Gravitacao-Caren.pdf. Acesso em 02 de junho de 2018. FILHO, Joel. C.C; GERMANO, Auta. S.M. Leis de kepler e a gravitação universal. Disponível em: http://www.educacional.com.br/upload/dados/materialapoio/124860001/8201206/LEIS%20DE%20KEPLER%20E%20A%20GRAVITA%C3%87%C3%83O%20UNIVERSAL.pdf. Acesso em: 03 de junho de 2018.   Ferramenta avaliativa As avaliações deste módulo se basearão na percetagem de acertos proveniente da resolução dos exercícios indicados ao fim deste curso.
Show less
No tags specified

Context

Teorias acerca do movimento dos corpos celestes, as leis de kepler, e a própria lei da gravitação universal só foram possíveis através de uma extensa atividade de observação astronômica, porém muito antes da invenção do telescópio, tais observações já eram realizadas e a curiosidade sobre as estrelas e a imensidão do universo já permeavam a mente humana. Na grécia antiga, alguns astronômos, em particular Hiparcus de Niceia, já conseguiam através de observações rudimentares do céu, determinar o comprimento das estações, assim como a duração de um ano com certa precisão. Tycho Brahe é considerado um dos astrônomos mais importantes da idade moderna devido à suas contribuições para a ciência. Brahe era fascinado pelos astros e o céu desde jovem e através de sua vida acadêmica ele foi responsável pela criação de instrumentos que demonstraria uma precisão de medida jamais vista até então, instrumentos estes que se mostrariam essenciais para a construção e evolução da fundamentação teórica que kepler construiria mais tarfe
Show less
No tags specified

Context

Na época em que Kepler estava realizando os estudos que culminariam na formulação do que hoje conhecemos como Leis de Kepler, as ideias de autores antigos tais como Aristóteles tinha muita força na comunidade. No campo de Kepler, a teoria mais popular e aceita pela comunidade cientifica da época era a que os planetas descreviam órbitas circulares em torno do Sol, porém esta ideia não explicava alguns fenômenos que eram observados, tais como a trajetória estranha que o planeta Marte fazia no céu, este parecia voltar no meio de seu movimento, para recomeçá-lo momentos depois.  Kepler passou muito tempo de sua vida, mesmo após começar seus trabalhos com Tycho Brahe, tentando conciliar os dados que obtinha de observações estelares com esta teoria, porém percebeu que os cálculos realizados, nunca batiam com o comportamento observado na natureza. Por esta razão, aos poucos, se viu obrigado a tentar abordar suas ideias de uma maneira diferente. A ciência é  em uma extensa atividade de experimentação, seja esta prática ou teórica, e  por sua própria natureza, na maior parte das vezes, só se demonstra significativa se o caminho até as respostas procuradas, foi permeado de erros e tentativas frustradas. O cientista deve ter em si a resiliência de continuar tentando, mesmo se o que ele acreditava ser correto, não se mostre verdadeiro. Kepler, se viu em uma empreitada, ou abandonava a ideia popular, ou não conseguiria seguir em frente. Se olharmos o contexto histórico que permeava a sociedade naquela época, veríamos que havia muita intolerância religiosa e que a igreja possuía muito poder de coerção das massas. A própria mãe de Kepler, seria presa acusada de bruxaria em meados de 1620. Kepler se viu obrigado a abandonar seu trabalho e defender sua mãe no julgamento para evitar que ela fosse queimada na fogueira. A ciência ainda era vista como uma inimiga da tradição, e como sabemos, diversos cientistas e estudiosos das mais diversas áreas foram perseguidos por seus trabalhos serem considerados hereges e ultrajantes.  As ideias de Kepler Galileo seriam o elo quebrador da era de perseguição científica e começariam uma revolução científica que mudaria todo o mundo, daí podemos começar a entender a importância do trabalho de Kepler e de se fazer ciência no geral. Somente por si só o homem se liberta das correntes que o prendem.
Show less
No tags specified
No tags specified

Quiz

Módulo contém para praticar os conhecimentos sobre Leis de Kepler.
Show less
Show full summary Hide full summary