Avaliação de Ensino e Aprendizagem na EAD Public

Avaliação de Ensino e Aprendizagem na EAD

Suellen Nogueira
Course by Suellen Nogueira, updated more than 1 year ago Contributors

Description

Este curso tem por objetivo demonstrar as varias formas de avaliação do ensino e aprendizagem na educação a distância.

Module Information

No tags specified
Universidade Salgado de Oliveira - Campus Recife           Avaliação de Ensino e Aprendizagem na EaD       Suellen Nogueira
Show less
No tags specified
Qual a forma certa de avaliar o ensino e a aprendizagem de um Estudante de EaD?   A avaliação é o único meio de saber o nível aprendizado do educando?   Qual a importância do professor no processo de aprendizagem do Educando?
Show less
No tags specified
Pudemos observar no primeiro vídeo que o aprendizado está em constante construção e que para que possamos fazer uma avaliação devemos estar acompanhando o processo de evolução da educação para que possamos aplica-la.  Moretto (2000) traz a perspectiva construtivista sociointeracionista em que o aluno se torna agente ativo no processo de ensino-aprendizagem e o professor é o mediador do processo. Este por sua vez utiliza vários recursos capazes de criar condições para que o aluno construa seu próprio conhecimento. Esta nova perspectiva vê o conhecimento como uma representação que o sujeito faz do mundo que o rodeia, neste caso o aluno se “apropria” do conhecimento.   O objetivo desta nova perspectiva é desenvolver a capacidade do sujeito para abordar situações complexas e transformar o momento da avaliação em construção de conhecimento, momento de estudo. O professor competente precisa desenvolver a arte do saber perguntar, ou seja, a função fundamental da linguagem é ligar contextos (do professor e do aluno), pois ambos têm vivências bem distintas e linguagens próprias construídas por cada um deles e precisam manter uma interação com o objeto de conhecimento.   E como fazer isso no ambiente de AVA?    No segundo vídeo o professor explicou a evolução da EaD tante em termos de metodologia quanto também em termos de tecnologia. E nos deixou claro que mesmo diante toda a evolução os meios de ensino evoluíram sem que os meios anteriores fossem eliminados.
Show less
No tags specified
Dentro do conteúdo abordados vamos fazer a associação entre os dois videos e apresentar as questões levantadas na aula. (Apresentação Simultânea).
Show less
Show full summary Hide full summary