Gerencia de Memória e Sistema de Arquivos Public

Gerencia de Memória e Sistema de Arquivos

Raziel .
Course by Raziel ., updated more than 1 year ago Contributors

Description

Curso para a disciplina de Sistemas Operacionais

Module Information

No tags specified
Assuntos abordados no curso: Se tratando de Gerência de Memória: Swapping; Alocação Contígua; Alocação não-Contígua (Paginação e Segmentação); Memória Virtual. Se tratando de Sistema de Arquivos Arquivo; Catálogo.
Show less
No tags specified

Context

Swapping É uma técnica aplicada à gerência de memória que visa dar maior taxa de utilização à memória principal, melhorando seu compartilhamento. Swapping se torna um método prático para resolver o problema na troca de processos utilizados pela memória. Os dados da memória principal são armazenados na memória secundária liberando espaço para realocar recursos na memória principal. O carregamento do processo para a memória principal é chamado “Swap-in” e o descarregamento da memória principal para a memória secundária é chamada de “Swap-out”. Lembrando que o "Swapping" permite que a memória alocada seja realmente a necessária, porém o custo computacional é muito alto uma vez que o processo de “Swap-in” e “Swap-out” é mais demorado que apenas o acesso a memória.
Show less
No tags specified

Context

Alocação Contígua Simples Implementado nos primeiros sistemas operacionais, a memória principal é dividida em duas partes, fazendo com que uma seja para o sistema operacional e a outra para o programa do usuário. Não permite a utilização eficiente dos recursos do sistema, pois apenas um usuário pode dispor destes recursos. E todos os programas estão limitados ao tamanho da memória principal disponível para o usuário.
Show less
No tags specified

Context

Alocação Não-Contígua Neste esquema, cada bloco do arquivo pode estar armazenado num setor distinto da unidade de disco, de forma que o armazenamento físico não corresponde à organização lógica do arquivo. A paginação permite que o programa possa ser espalhado por áreas não contíguas de memória. Com isso, o espaço de endereçamento lógico de um processo é dividido em páginas lógicas de tamanho fixo e a memória física é dividida em páginas com tamanho fixo, com tamanho igual ao da página lógica. Nisso, o programa é carregado página a página, cada página lógica ocupa uma página física e as páginas físicas não são necessariamente contíguas. Segmentação é uma técnica de gerência de memória onde programas são divididos em segmentos de tamanhos variados cada um com seu próprio espaço de endereçamento. A principal diferença entre a paginação e a segmentação é a alocação da memória de maneira não fixa, a alocação depende da lógica do programa.
Show less
No tags specified

Context

Memória Virtual É a execução de um processo sem que ele esteja completamente na memória, permitindo alocar mais memória do que o tamanho da  memória física. Isso mantem em memória apenas os segmentos/páginas necessários. Ex: "Usuario: Memória contínua e inacabável SO + Hardware: Mapeamento do endereço virtual  para o endereço físico".
Show less
No tags specified

Context

Esse Sistema de Arquivos possui na sua estrutura, coisas como: Atributos como Nome, Tipo (em alguns sistemas) e Tamanho. Operações como: Criar, Escrever, Ler, Acessos, diretórios, etc. 
Show less
No tags specified
Arquivo de catálogo é um arquivo binário que lista o estado de todas as configurações e pacotes em uma imagem do Windows. Ao ser criado, o arquivo de catálogo consulta a imagem do Windows para verificar se existe uma lista de todas as configurações dessa imagem. Como o conteúdo de uma imagem do Windows pode ser alterado ao longo do tempo, é importante recriar o arquivo de catálogo sempre que uma imagem do Windows for atualizada. Como imagens do Windows só podem ser abertas por administradores, é preciso ter privilégios de administrador no sistema para criar um arquivo de catálogo. O DVD do Windows inclui arquivos de catálogo gerados previamente para cada imagem do Windows dentro do arquivo Install.wim. Esses arquivos de catálogo estão no diretório \Sources do DVD de varejo e podem ser usados para criar um arquivo de resposta para uma imagem do Windows no arquivo Install.wim padrão. Entretanto, se você pretende criar um arquivo de catálogo para uma imagem personalizada do Windows, será preciso usar o Gerenciador de Imagens para recriar o arquivo de catálogo para essa imagem. Conteúdo de um Arquivo Catálogo O arquivo de catálogo contém as seguintes informações: Uma lista de configurações de componentes e valores atuais.   Recursos e estados de pacotes do Windows.   Vantagens de Arquivos de Catálogo Arquivos de catálogo (.clg) têm muitas vantagens sobre arquivos .wim. O tamanho de um arquivo .clg pode ser menor que 1 megabyte (MB), enquanto que arquivos .wim podem ter vários GBs em tamanho. Além disso, arquivos .clg são mais fáceis de copiar em mídias removíveis ou em um compartilhamento de rede.   Enquanto arquivos .clg permitem que vários usuários criem arquivos de resposta para um único arquivo .clg ao mesmo tempo, um arquivo .wim só permite que uma pessoa o abra e tenha acesso a ele a qualquer momento.   Usuários que não sejam administradores podem criar arquivos de resposta para um arquivo .clg. Entretanto, arquivos .wim só podem ser abertos por administradores.
Show less
Show full summary Hide full summary