História de Portugal 4.º Ano - O período islâmico Public

História de Portugal 4.º Ano - O período islâmico

Ana Amaro Fonseca
Course by Ana Amaro Fonseca, updated more than 1 year ago Contributors

Description

Curso sobre o período islâmico em Portugal. Influência e legado.

Module Information

No tags specified
Apresentação - O período islâmico em Portugal - influências e legado Neste curso poderás tomar contacto com vários documentos e atividades de diversas áreas, que te ajudarão a criar conhecimento sobre este período da história  da Península Ibérica e do que mais tarde viria a ser Portugal. Terás atividades individuais e autónomas, mas também poderás criar um grupo de trabalho de 2 ou 3 elementos para estudarem em conjunto e partilharem ideias. Lê todas as instruções  das diferentes atividades e pede ajuda caso não percebas alguma informação ou indicação. A avaliação do teu trabalho incidirá sobre: Participação oral e interação com a turma; Leitura; Trabalhos escritos (mapa mental e texto escrito); Resposta a questionários (físicos e virtuais); Produtos finais de geometria/expressão plástica.
Show less
No tags specified

Context

1.ª Aula - Estudo do Meio/História de Portugal Vê este vídeo e sempre que precisares faz uma pausa para registares as informações que achares necessárias.   Faz um mapa mental com as informações pertinentes e apresenta-o à turma. Podes sempre voltar a esta atividade e rever o vídeo para tirares dúvidas.
Show less
No tags specified

Flashcards

Cartões de resumo dos conteúdos relativos à influência do período islâmico.

Context

Testa o que aprendeste, usando estes cartões de resumo (flashcards). Podes treinar com um colega fazendo um  grupo de estudo.
Show less
No tags specified
2.ª Aula - Estudo do Meio/História de Portugal   Realiza individualmente o questionário que se segue, responde por escrito em papel e entrega-o ao teu professor/professora. Se sentires dificuldade, não hesites e pede ajuda ao professor/a   Questionário escrito 1. Dá exemplo de cidades que se tenham desenvolvido no período islâmico. 2. Que novas culturas foram introduzidas e que ainda hoje fazem parte da nossa alimentação? 2.1. Dessas culturas, que alimentos fazem parte da tua alimentação e em que momento? 3. Para aproveitarem a água dos rios desenvolveram engenhos de rega. Qual é o nome desses engenhos? 3.1. Consideras importantes estes engenhos? Porquê? 4. Generalizaram o uso dos algarismos e introduziram um número. Que número foi esse? 5. Mais tarde houve instrumentos de navegação que foram usados pelos navegadores portugueses. Que instrumentos foram esses? 5.1. Já usaste algum destes instrumentos? 6. Foi grande a sua influência na língua. Dá exemplos de 10 palavras que tenham origem árabe que chegaram até aos nossos dias. 7. De tudo o que aprendeste sobre a influência destes povos, o que consideras mais importante?
Show less
No tags specified

Context

3.ª Aula - Português Lendas das Amendoeiras em Flor Desde o século VIII até ao século XIII, Portugal esteve sob o domínio muçulmano, tendo o território o nome de Al-Andaluz. Esta presença influenciou culturalmente Portugal, especialmente no sul, na forma de arte islâmica. Também a própria língua teve alguma influência, incorporando várias palavras árabes. Vê este vídeo sobre uma lenda referente a este período.
Show less
No tags specified
3.ª Aula - Português Leitura individual silenciosa e em voz alta Participação oral   Lê agora, o texto com atenção e compara com o vídeo que viste anteriormente. Haverá diferenças?  Em grupo  vamos recontar a Lenda das Amendoeiras em Flor e discutir as diferenças existentes entre o vídeo e o texto escrito.   Lenda das Amendoeiras em Flor    Quando o Algarve estava sobre o domínio dos mouros houve um rei que se apaixonou por uma princesa nórdica. O rei mouro fez então um acordo com o rei nórdico e pediu a mão da princesa em casamento. O rei nórdico contrariado, claro, acedeu ao pedido e a filha tornou-se então rainha do Algarve. Esta rainha era muito bem tratada no palácio.    O marido fazia tudo para lhe agradar, mas ela andava sempre triste, andava a suspirar pelo palácio. De tal maneira que o rei foi pedir conselhos aos sábios do reino. Houve muitas festas, muitos banquetes, tudo em sua honra, mas ela continuava triste e aborrecida. Até que um dia uma ama foi segredar ao rei que a tristeza da rainha era as saudades da neve da terra dela.    Um dia, o rei ao passar pelos campos reparou que havia uma árvore com folhas brancas muito lindas, e pensou: - É isto!     Vou mandar plantar árvores destas em volta do castelo, e assim vai parecer a neve das terras nórdicas    Mandou plantar muitas árvores, até que a vista alcançasse e quando em fevereiro as Amendoeiras estavam floridas, a princesa foi à janela, viu aquela linda paisagem, que fez logo lembrar a brancura da sua terra natal.    A princesa ficou muito satisfeita e correu para agradecer ao marido a neve que as amendoeiras lhe faziam lembrar e nunca mais ficou triste.
Show less
No tags specified

Quiz

Questionário relativo à Lenda das Amendoeiras em Flor

Context

3.ª Aula - Português Compreensão da leitura Escrita de texto   Testa os teus conhecimentos com este Quiz. Escreve um resumo da lenda, utilizando o teu PC ou Tablet. Quando finalizares guarda-o e partilha-o no Teams.
Show less
No tags specified

Context

4.ª Aula - Matemática/Expressão Plástica Criação de padrões Desenho geométrico Utilização de régua, esquadro e compasso Os azulejos geométricos policromados ( mais do que uma cor) eram muito usados na decoração do interior das habitações, palácios e templos. Vê o vídeo sobre a história da azulejaria. Em grupo partilha as tuas opiniões. Abre a aplicação Geometria Intuitiva Interativa através do link, para praticares a criação de um padrão:  https://www.gi2.pt/galerias/com-um-simples-azulejo/ Cria um projeto de um azulejo com motivos geométricos usando folha A3, régua, esquadro e compasso. Pensa que o desenho do teu azulejo deve criar um padrão quando unido a outros azulejos iguais. Pinta-o com várias cores ou com tons diferentes da mesma cor, a lápis de cor.
Show less
Show full summary Hide full summary