Estrutura da Monografia e Dicas de Estudo

Description

Segue informações sobre a estrutura da monografia e dicas de estudo...
Heloisa Carreiro
Slide Set by Heloisa Carreiro, updated more than 1 year ago
Heloisa Carreiro
Created by Heloisa Carreiro over 6 years ago
12
0

Resource summary

Slide 1

    A monografia terá a seguinte estrutura
    1. Título 2. Introdução 3. Justificativa 4. A questão claramente apresentada 5. Objetivos a)Apenas um geral b)Quantos o autor achar necessário como específico
    6. Metodologia de Trabalho 7. Descrição do Contexto de Investigação 8.Aporte/ Referencial teórico 9. Capítulos que nasceram do trabalho de pesquisa desenvolvido 10. Referências Bibliográficas 11. E anexos, quando tiver.

Slide 2

    Considerando os itens acima descritos olhe para a monografia e procure identificar o que você já fez. Algumas dicas importantes: Procure escrever a sua monografia já no tempo verbal do passado, pois ao final dela você precisará fazer isso, então, se você puder adiantar este serviço irá lhe economizar tempo. A necessidade de escrita no passado se faz necessário, porque quando você faz a conclusão e entrega a monografia, ela já terá acontecido, logo a escrita em presente e no futuro não ajudam muito a economizar tempo. Outra dica, evite escrever na primeira pessoa, a num ser que seja um trabalho autobiográfico ou a parte do memorial, fora isso o mais aconselhável é o uso da primeira pessoa do plural. Afinal, sua pesquisa é feita, por: você, seus sujeitos e objetos de pesquisa, seus referenciais teóricos, sua orientadora, seus colegas e talvez, até familiares. Ninguém em ciências humanas é auto suficiente para pesquisar sozinho. Nossas vozes somam-se a dos coletivos que nos formam. Não entre em campo sem a autorização assinada, você pode ser processado.

Slide 3

    Toda vez que vocês incluir um autor em seu trabalho, registre imediatamente as referências de fonte dos mesmos. Há muita gente que no final do trabalho fica desesperado tentando achar fontes que se perderam. Então, não deixe para depois tal registro, se estiver lendo um texto e trouxe para dialogar com sua monografia, na mesma hora faça o registro. Isso, elimina um trabalho de última hora que dá muita dor de cabeça. Nunca deixe para amanhã o que pode fazer agora, amanhã o tempo pode ser menor do que hoje e sempre costuma ser e você corre os risco de fazer - peço licença para usar o termo - um trabalho medíocre, o que você não merece e nem a instituição que lhe fornece o título. Dentre as muitas coisas que neste item pode se encaixar estão as solicitações de revisão de seu orientador. E a avaliação do tempo que você pode dedicar aos seus estudos, quase sempre os estudantes das classes populares, precisam sacrificar um pouco de seus dias de folga e feriados. A monografia não nasce se você Não fizer investimentos. Então, tenha uma rotina de estudos.  

Slide 4

    Rotina de Estudos
    -Quem precisa de rotina de estudos? -Todos!!! Quem tem muito tempo ocioso e quem não tem. às vezes, quem tem muito tempo não foca nos estudos e quem tem pouco tempo fica em desespero e se paralisa. -Por que é preciso uma rotina de estudo? - Porque ela te ajuda a reconhecer o modo como você investe seu tempo de vida, as suas rotinas cotidianas e te ajuda na autodisciplina sobre o que você irá "sacrificar", para investir em sua formação. Também nos dá clareza que o trabalho só não nascerá se não focarmos. Não se trata somente uma questão de falta de tempo, como muitos alegam... Também, diminuirá o seu desespero - caso você tenha isso - se não tem agora, perto de se formar terá, mas aí pode ser um pouco tarde.

Slide 5

    Então, estude-se, veja as coisas nas quais você investe tempo e separe 4 horas semanais para sua monografia. É impossível que em uma semana de 7 dias, cada um com  24 horas, dando um total de 168 horas semanais, você não consiga separar 4 horas para seus estudos. Seja uma hora de 4 dos 7 dias da semana ou dois blocos de dois e um turno de 4 horas de um dos 7 dias. Com certeza você mais de 25% deste tempo diante da TV, no facebook e zap: 42 horas. Certamente, não estamos falando absurdos... Nestas 4 horas semanais: faça pesquisas, leia, estude o material lido com anotações autoriais e fazendo as devidas referências, trabalhe na estrutura de sua monografia, organize seu material de campo e reflita sobre ele, anotando suas reflexões... Escreva! Você verá que a falta tempo, não é apenas a questão central, felizmente/ infelizmente. Nosso principal desafio está relacionado que não poucos nós aprendeu a estudar autonomamente. ESTUDAR É UMA APRENDIZAGEM e requer saberes e comportamentos que muitos de nós não aprendeu na Educação Básica nem no Ensino Médio. CONTUDO, VOCÊ PODE APRENDER AGORA. SEMPRE É TEMPO DE APRENDER!

Slide 6

    FIM
Show full summary Hide full summary

Similar

A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
Tecnologia na Educação
Alessandra S.
16 Dicas para o Professor Criativo
Alessandra S.
Sala de Aula Invertida
GoConqr suporte .
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
7 Tendências Educacionais
GoConqr suporte .
6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
Maria José
13 motivos para usar Tecnologia na Educação
Alessandra S.
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
Paulo Freire Pedagogia da Autonomia
lb.roberto
Psicologia da Educação
rsgomes88