As cores são divididas conforme as os efeitos que causam à percepção.
Slide 2
1) Cores primáriasSão cores que não podem ser decompostas e que através delas são criadas todas as outras cores.Cores-luz primárias: vermelho, verde e azulCores-pigmento primárias: ciano, magenta e amarelo.
Obs1: Durante muito tempo usou-se como cores-pigmento primárias o azul e o vermelho, em vez de ciano e magenta. Isso se deu pela semelhança entre eles e pela dificuldade de se achar esses pigmentos na natureza.Obs2: O magenta, ao contrário das outras cores, não se encontra no espectro de luz Isso porque é criado pela sobreposição dos dois extremos do espectro, ou seja, violeta e vermelho.
Slide 4
2) Cores secundáriasSão as cores formadas pela mistura de duas cores primárias.Cores-luz secundárias: ciano (verde+azul), magenta (vermelho + azul), amarelo (vermelho + verde).
Obs1: As cores secundárias de um sistema resultam nas primárias de outro.Obs2: Aqui vemos que na cor-pigmento o vermelho e o azul vêm do ciano e do magenta, logo, são cores secundárias e não primárias.
Slide 7
3) Cores terciáriasSão cores obtidas pela mistura de uma primária e uma secundária. São ao todo seis, independentes da síntese: laranja, oliva, turquesa, celeste, violeta e rosa
4) Cores complementaresSão as cores opostas que, se misturadas, resultam no ponto final de cada síntese. Ou seja, branco na aditiva e preta na subtrativa.
5) Cores quentes e friasO psicólogo alemão Wundt percebeu que as cores podem provocar diversas sensações térmicas, estabelecendo a divisão delas em dois grupos:Cores quentes: São o magenta, amarelo e todas em que essas predominem. Sugerem luz, calor, fogo, proporcionando uma sensação de atividade e dinamismo.