Essa aula é o início do curso de Linux básico, por meio dela vamos aprender os conceitos básicos do sistema, significados um pouco da história e logo teremos a prática.
Linux é o núcleo do sistema
operacional,programa responsável pelo funcionamento do computador, que
faz a comunicação entre usuário e máquina.No Linux o Kernel é o coração
do sistema.
A definição de Software livre é:
Executar o software com qualquer propósito (Liberdade n° 1)
Estudar o funcionamento do software e adapta-lo as suas necessidades (Liberdade n° 2)
Redistribuir(incluindo vender) cópias do software (Liberdade n° 3)
Melhorar o programa e tornar as modificações publicas para que toda comunidade seja beneficiada pela melhoria (Liberdade n° 4)
Ao contrario do que muitos pensam, software livre não significa necessariamente que ele é gratuito, o sentido de "free" no inglês vem de livre e não gratuito.Mas de qualquer forma, uma notícia feliz é que quase todos os softwares para Linux são gratuitos.
Traduzido para o português GPL "Licença Publica Geral", se baseia nas quatro liberdades citadas anteriormente. A GPL permite que os programas sejam distribudos e reaproveitados, mantendo, porem, os direitos do autor não permitindo que essa informações sejam usadas de uma maneira que limite as liberdades originais.
Distribuições Linux (também chamadas distribuições GNU/Linux ou simplesmente distros) são pacotes" de software baseados no kernel Linux que incluem determinados tipos de software para satisfazer as necessidades de um grupo específico de usuários, sendo assim existem várias versões domesticas, empresariais e para servidores. Exemplos de Distribuições Linux:
Ubuntu,
Debian,
Slackware,
Fedora,
Red Hat,
openSUSE