1 - As células englobam, por endocitose, partículas de grandes dimensões que não podem ser transportadas por transporte mediado/não mediado.2 - Estas partículas são alojadas em vesículas endocíticas.3 - O sistema endomembranar vai então decompor estas partículas em moléculas mais pequenas, passíveis de atravessar as vesículas endocíticas.4 - É este sistema endomembranar que vai fazer a ligação entre o RE e o complexo de Golgi.5 - No RE são sintetizadas proteínas enzimáticas que são envolvidas em vesículas que são posteriormente transportadas até ao complexo de Golgi.6 - No complexo de Golgi, as proteínas são transferidas para vesículas golgianas.7 - Entre essas vesículas, contam-se os lisossomas que encerram enzimas digestivas que catalisam reacções de hidrólise onde as moléculas orgânicas são decompostas.
Sistema digestivo incompleto. Apenas com uma abertura. O local de digestão é denominado de cavidade gastrovascular onde ocorre a digestão extracelular que, posteriormente, é completada com digestão intracelular.
Tubo digestivo completo e digestão exclusivamente extracelular. Tubo digestivo com duas aberturas, o que permite que o alimento o percorra numa direcção unidireccional. Sequência: boca, faringe, esófago, papo (zona de armazenamento), moela (local de digestão), intestino (onde dorsalmente existe uma prega - tiflosole), ânus.
Tudo digestivo completo e digestão exclusivamente extracelular. Sequência: boca, faringe, esófago, estômago, intestino (delgado e grosso) e ânus. Ao tubo digestivo estão associadas glândulas anexas (salivares, pâncreas e fígado). O intestino apresenta pregas - válvulas coniventes - revestidas por vilosidades e estas revestidas por microvilosidades.