O arroz de carreteiro,[1] ou simplesmente carreteiro, é um prato típico da Região sul do Brasil (embora, atualmente, já esteja incorporado à cozinha brasileira, sendo comum saboreá-lo em todo o país). É feito de arroz ao qual se adiciona carne-seca ou carne de sol desfiada ou picada, às vezes paio e linguiça em pedaços, refogados em bastante gordura, com alho,cebola, tomate e cheiro-verde.
Caption: : Soba (そば ou 蕎麦?) é um tipo de macarrão japonês feito a base de farinha de trigo sarraceno, podendo-se misturar ou não outros ingredientes à massa.
Caption: : O Chipa é um biscoito tradicional da culinária paraguaia, semelhante ao pão de queijo mineiro, porém com consistência e sabor próprio. Em geral, o preparo de sua massa requer polvilho, óleo vegetal ou azeite de oliva, queijo ralado, ovos e sal.
Os queridinhos :
Slide 4
Arroz boliviano: arroz feito com banana, cebola e queijo ralado.
Bolo de arroz: como o nome diz, é um bolo feito de arroz.
Carne de capivara: carne geralmente feita em modo assado.
Carne de jacaré: carne cozida de jacaré e recheada com carne e legumes.
Mandioca frita: mandioca preparado na fritura e servido seco com um condimento, geralmente sal ou queijo ralado.
Farofa de carne: farofa feita a base de carne seca.
Locro: ensopado a base de abóbora, feijão e milho.
Chipá Iguassu: torta de milho verde e queijo proveniente do Paraguai.
Churrasco com mandioca: prato feito a base de carne in natura ou processada, assada sobre fogo ou brasas, com a utilização de estacas de madeira ou metal, geralmente espetos ou grelhas. É acompanhada de mandioca frita e/ou cozida.
Cumandá quesú: de origem paraguaia é uma sopa de feijão verde e queijo.
Farofa de banana da terra: é um prato culinário salgado de acompanhamento da cozinha local cujo ingrediente principal é abanana-da-terra. É um prato bastante popular em Corumbá.
Furrundum ou furrundu é um doce típico da culinária da baixada cuiabana e também da região do pantanal mato-grossense . Também é facilmente encontrado na culinária do Vale do Paraíba. É feito de cidra ralada ou de mamão verde ralado com rapadura derretida ou açúcar mascavo.
Em O dialeto caipira, de Amadeu Amaral, existe referência a este doce.
O Furundu é um dos doces mais tradicionais da região do Pantanal, feito com canela, rapadura e mamão verde ou pau do mamoeiro.
Amanteigado
Slide 7
Principais bebidas típicas do estado:
Caldo de peixe Piranha: feito um pirão de piranha e coado, tomando-se o líquido. Costuma-se tomar o caldo de piranha em cumbucas bem apimentados. O caldo pode ser engrossado com farinha de mandioca.
Chicha: espécie de suco de milho.
Chimarrão: infusão de água quente e erva-mate servido numa cuia.
Licor de pequi: bebida doce á base de álcool e pequi.
Mate chimarrão: refrigerante a base de erva mate, mais consumido do que Coca-Cola.
Sorvete de bocaiúva: sorvete feito da farinha de Bocaiúva.
Suco de guaraná: suco feito á base de guaraná ralado, que foi importado dos índios maués da Amazônia.
Tereré: feito com infusão de erva-mate e água gelada, servido numa guampa geralmente de chifre de boi e com uma bomba, que é facilmente preparado e consumido nos encontros entre amigos e familiares. Existem regras bem definidas numa roda de tereré e que devem ser respeitadas. A bebida é consumida especialmente fim-de-semana acompanhada de música regional.
Xibé: bebida de origem indígena que é mistura de farinha de mandioca, água e mel.
Tereré: feito com infusão de erva-mate e água gelada, servido numa guampa geralmente de chifre de boi e com uma bomba, que é facilmente preparado e consumido nos encontros entre amigos e familiares. Existem regras bem definidas numa roda de tereré e que devem ser respeitadas. A bebida é consumida especialmente fim-de-semana acompanhada de música regional.