As rochas

Description

As rochas, arquivos que relatam a história da Terra
miminoma
Slide Set by miminoma, updated more than 1 year ago
miminoma
Created by miminoma almost 9 years ago
932
0

Resource summary

Slide 2

    Ciclo das Rochas
    Rochas magmáticas: resultantes da solidificação de magma. Rochas metamórficas: originadas a partir de rochas preexistentes que experimentam transformações mineralógicas e estruturais, mantendo-se no estado sólido. Essas transformações são devidas a condições de pressão e de temperatura elevadas ou à ação de fluidos de circulação.Rochas sedimentares: formadas à superfície ou perto dela, a partir de deposições de sedimentos que, posteriormente, experimentam uma evolução, sendo compactados e ligados entre si.
    Caption: : O Ciclo das Rochas

Slide 3

    Rochas Sedimentares
    Ocorrem fundamentalmente duas fases na génese de rochas sedimentares: sedimento génese e diagénese. Sedimento génese: conjunto de processos físicos e químicos que compreendem a elaboração dos materiais que vão constituir as rochas sedimentares, o transporte e a deposição desses materiais. - Erosão: remoção dos materiais previamente alterados das rochas, por agentes erosivos. Os materiais (clastos ou detritos) são transportados.
    - Sedimentação: deposição desses materiais, que passam a denominar-se por sedimentos. Primeiro depositam-se os detritos mais densos e pesados e depois os menos densos e menos pesados. Se não houver perturbações, a sedimentação realiza-se de forma regular, sendo que os sedimentos formam camadas horizontais, não deformadas – estratos. Diagénese: conjunto de processos físicos e químicos que intervêm após a sedimentação e pelos quais os sedimentos evoluem para rochas sedimentares coerentes. No decurso da diagénese os sedimentos são compactados, desidratados e cimentados, ficando ligados entre si.

Slide 4

Slide 5

    Rochas Metamórficas
    São as rochas formadas através da deformação de outras rochas, magmáticas, sedimentares e até mesmo outras rochas metamórficas, devido a alterações de condições ambientais, como a temperatura e a pressão ou ambas simultaneamente. Alguns cristais metamórficos: lápis lazúli, serpentina, tigre de ferro. OBS.: As rochas mais antigas são as magmáticas seguidas pelas metamórficas. Elas datam das eras Pré-Cambriana e Paleozoica. Já as rochas sedimentares são de formação mais recente: datam das eras Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Essas rochas formam um verdadeiro capeamento, ou seja, encobrem as rochas magmáticas e as metamórficas quando estas não estão afloradas à superfície da Terra
    Em geologia, chamam-se rochas metamórficas àquelas que são formadas por transformações físicas e/ou químicas sofridas por outras rochas, quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra, num processo denominado metamorfismo. As rochas metamórficas são o produto da transformação de qualquer tipo de rocha levada a um ambiente onde as condições físicas (pressão, temperatura) são muito distintas daquelas onde a rocha se formou. Nestes ambientes, os minerais podem se tornar instáveis e reagir formando outros minerais, estáveis nas condições vigentes. Não apenas as rochas sedimentares ou ígneas podem sofrer metamorfismo, as próprias rochas metamórficas também podem, gerando uma nova rocha metamorfizada com diferente composição química e/ou física da rocha inicial.

Slide 7

    Rochas Magnéticas
    As Rochas ígneas, rochas magmáticas ou rochas eruptivas (derivado do latim ignis, que significa fogo) são um dos três principais tipos de rocha (sendo que as outras são as rochas sedimentares e as rochas metamórficas). A formação das rochas ígneas vem do resultado da consolidação devida ao resfriamento do magma derretido ou parcialmente derretido. Elas podem ser formadas com ou sem a cristalização, ou abaixo da superfície como rochas intrusivas (plutónicas) ou próximo à superfície, sendo rochas extorsivas (vulcânicas).

Slide 8

    Rochas Magnéticas (II)
    - O magma pode ser obtido a partir do derretimento parcial de rochas pré-existentes no manto ou na crusta terrestre. - Normalmente, o derretimento é provocado por um ou mais dos três processos: o aumento da temperatura, diminuição da pressão ou uma mudança na composição.O magma é um material pastoso que, há bilhões de anos, deu origem às primeiras rochas de nosso planeta, e ainda existe no interior da Terra.
    Vulcânicas (ou extrusivas) – são formadas por meio de erupções vulcânicas, através de um rápido processo de resfriamento na superfície. Alguns exemplos dessas rochas são o basalto e a pedra-pomes, cujo resfriamento dá-se na água. O vidro vulcânico é um tipo de rocha vulcânica de resfriamento rápido (por exemplo a Obsidiana)Plutônicas (ou intrusivas) – são formadas dentro da crusta por meio de um processo lento de resfriamento. Alguns exemplos são o granito e o diabásio.
Show full summary Hide full summary

Similar

Pumita Darius Iacob
Darius Iacob
Ciencias de la Tierra
Nelly Hurtado
INTRODUCCION A SUELOS NO SATURADOS
Ian Vazquez
Ecología y otras disciplinas
Luis Pegueros
Gases volcánicos (Geoquímica)
NELSA NAZARETH BENAVENTE DONAIRE
Geología estructural
Fernanda Reyes
ERAS GEOLOGICAS
Angela Garcia6416
ERAS GEOLOGICAS_1
Angela Garcia6416
Principios de Vuelo
Adriana Forero
1PR101 2.test - Část 1.
Nikola Truong
A Christmas Carol (Key Quotes)
Samira Choudhury