O Sol está a cerca de 144 milhões de km da Terra, por essa razão um raio solar leva cerca de 8 minutos a chegar à Terra. Tendo assim uma distância ideal.
O Efeito de estufa é um fenómeno natural e bastante importante para a preservação de vida no nosso planeta.
Podemos defini-lo como um processo de retenção de calor irradiado pela superfície da Terra.
A Ozonosfera ou Camada de Ozono é uma região da estratosfera que concentra altas quantidades de ozônio.
Os gases da Ozonosfera são tão pouco densos que, se comprimidos à pressão atmosférica no nível do, a sua espessura não seria maior que alguns milímetros.
É um gás incolor. Medido pela sua massa, o oxigénio é o terceiro elemento mais abundante do universo, atrás do hidrogénio e hélio, é o mais abundante na crosta terrestre.
O Campo Magnético serve de "escudo" contra partículas solares.
Como o efeito do campo magnético terrestre se estende por várias dezenas de milhares de quilómetros, no espaço ele é chamado de magnetosfera da Terra.
A atmosfera terrestre é uma camada de Gases que envolve a Terra. A atmosfera terrestre protege a vida da terra, defendendo-nos dos raios ultravioleta solares.
A Atmosfera Primitiva tinha como principais elementos:
Nitrogénio;
Vapor de Água;
Dióxido De Carbono;
Metano;
Amónia.
Esta composição devia-se tudo à intensa atividade vulcânica.
O aparecimento de seres vivos fotossintéticos fez com que a quantidade de dióxido de carbono diminuísse e surgisse oxigénio em quantidades cada vez maiores na atmosfera. Hoje em dia os principais constituintes da atmosfera são:
Nitrogénio.
Dióxido De Carbono.
Vapor de Àgua.
Oxigénio.