TEORIA DE FREUD

Description

Psicologia Mind Map on TEORIA DE FREUD, created by Ygor Almeida on 03/05/2017.
Ygor Almeida
Mind Map by Ygor Almeida, updated more than 1 year ago
Ygor Almeida
Created by Ygor Almeida over 7 years ago
40
0

Resource summary

TEORIA DE FREUD
  1. PRÉ-CONSCIENTE OU SUBCONSCIENTE
    1. PENSAMENTOS QUE NÃO SÃO CONSCIENTES , MAS PODEM VIR A CONSCIÊNCIA ESPONTANEAMENTE OU POR EVOCAÇÃO DO INIDIVÍDUO (EX: LEMBRANÇAS/RECORDAÇÕES)
    2. INCONSCIENTE
      1. CONTEÚDO REPRIMIDO DO PRÉ-CONSCIENTE E CONSCIENTE, QUE SÓ VEM PARA O CONSCIENTE EM CIRCUNSTÂNCIAS ESPECIAIS; TEM LEIS PRÓPRIAS DE COMPORTAMENTO, POR EXEMPLO, É ATEMPORAL. GRANDE PARTE DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO SE DÁ NO INCONSCIENTE, ATRAVÉS DE PULSÕES DAS IDÉIAS REPRIMIDAS, QUE SÃO APRESENTADAS NOS SONHOS E NEUROSES.
        1. REPRESSÃO -> PROCESSO PSÍQUICO QUE VISA ENCOBRIR, FAZER DESAPARECER DA CONSCIÊNCIA, UMA IDÉIA OU MEMÓRIA INSUPORTÁVEL.
          1. RESISTÊNCIA -> FORÇA PSÍQUICA QUE SE OPUNHA A TORNAR CONSCIENTE, A REVELAR UM PENSAMENTO.
      2. CONSCIENTE
        1. ONDE RECEBEMOS INFORMAÇÕES DO MUNDO EXTERIOR E INTERIOR, QUE SÃO DECIFRADAS ATRAVÉS DO FENÔMENO DA PERCEPÇÃO E PELO RACIOCÍNIO
        2. SUPEREGO
          1. EGO
            1. SISTEMA QUE ESTABELECE EQUILÍBRIO ENTRE AS EXIGÊNCIAS DO ID E AS DA REALIDADE (ORDENS DO SUPEREGO). É REGIDO PELO PRINCÍPIO DA REALIDADE, QUE COM O PRINCÍPIO DO PRAZER DO INCONSCIENTE, REGEM O FUNCIONAMENTO PSÍQUICO. SUAS FUNÇÕES BÁSICAS SÃO: PERCEPÇÃO, MEMÓRIA, SENTIMENTOS E PENSAMENTO.
            2. ID
              1. FONTE DA ENERGIA PSÍQUICA, ONDE SE ORIGINAM AS PULSÕES DA VIDA E MORTE. ATRIBUI-SE AS MESMAS CARACTERÍSTICAS DO INCONSCIENTE, POIS É REGIDO PELO PRINCÍPIO DO PRAZER E DESEJOS, QUE SE NÃO FOREM SACIADOS GERAM ANSIEDADE OU ATÉ NEUROSES EM CASOS MAIS GRAVES.
              2. TEM COMO FUNÇÕES A MORAL E OS IDEAIS, REFERE-SE TAMBÉM A EXIGÊNCIAS SOCIAIS E CULTURAIS.. O SUPEREGO ORIGINA-SE COM O COMPLEXO DE ÉDIPO, A PARTIR DA INTERNALIZAÇÃO DE PROIBIÇÕES, LIMITES E DA AUTORIDADE
                1. COMPLEXO DE ÉDIPO -> PERÍODO ENTRE OS 3 E 5 ANOS EM QUE O FILHO DESEJA A MÃE E VÊ O PAI COMO RIVAL, OU, QUE A FILHA TEM O PAI COMO OBJETO DE DESEJO E VÊ A MÃE COMO RIVAL. POSTERIORMENTE, AO SENTIR MEDO DE PERDER O AMOR DO "RIVAL" A CRIANÇA ACEITA A AUTORIDADE PATERNA/MATERNA. NO CASO DAS MULHERES É CHAMADO DE "COMPLEXO DE ELECTRA" POR ALGUNS SEGUIDORES DE FREUD
                  1. FASE ORAL -> FASE EM QUE A ZONA DE EROTIZAÇÃO É A BOCA, O BEBÊ AINDA MAMA MUITO NESSA FASE E SEMPRE ESTÁ COLOCANDO OBJETOS NA BOCA, POIS É A PRIMEIRA ZONA DE PRAZER QUE LHE É APRESENTADA A PARTIR DA AMAMENTAÇÃO. OCORRE ENTRE 0 E 2 ANOS.
                    1. FASE ANAL -> FASE EM QUE A ZONA EROTIZAÇÃO É O ÂNUS, POIS NESSA FASE O BEBÊ GANHA DOMÍNIO SOBRE AS NECESSIDADES FISIOLÓGICAS, O QUE LHE PROPORCIONA PRAZER E SENSAÇÃO DE CONQUISTA E AUTO-CONTROLE. OCORRE ENTRE 18 MESES E 3 ANOS.
                      1. FASE FÁLICA -> FASE EM QUE A ZONA DE EROTIZAÇÃO SÃO OS GENITAIS, PERÍODO EM QUE A CRIANÇA PERCEBE QUE TEM UM PÊNIS OU A FALTA DELE, INICIANDO-SE A PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA DE GÊNEROS. NESTA FASE INICIA-SE O COMPLEXO DE ÉDIPO, EM QUE A CRIANÇA DESEJA A CASTRAÇÃO DO(A) PAI/MÃE, PARA ASSIM TOMAR O(A) PAI/MÃE PARA SI.
                        1. APÓS AS TRÊS FASES HÁ UM PERÍODO DE LATÊNCIA, ONDE OCORRE UM INTERVALO NA EVOLUÇÃO DA SEXUALIDADE, QUE SE PROLONGA ATÉ A PUBERDADE
                          1. FASE GENITAL -> INICIA-SE APÓS O TÉRMINO DO PERÍODO DE LATÊNCIA, NESSA FASE O OBJETO DE EROTIZAÇÃO OU DESEJO NÃO ESTÁ MAIS NO INDIVÍDUO, MAS EM OUTRAS PESSOAS
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Quiz sobre Freud
              Yasmin Padovan
              TEORIA SEXUAL FREUD
              eleuterapara
              PSICOLOGIA DA GESTALT
              eleuterapara
              DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
              eleuterapara
              Behaviorismo - Skinner
              Suliane Makelry
              Personalidade Psicodinâmica - Freud, Jung, Adler
              luanaborb
              Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
              Silvio R. Urbano da Silva
              TERAPIA FAMILIAR
              dacir martins
              POLÍTICAS PÚBLICAS
              Alan Nunes
              PSICOMETRIA
              Alan Nunes
              Psicologia da Educação
              rsgomes88