MOLUSCOS

Description

Mind Map on MOLUSCOS, created by andrielivipaan on 28/10/2013.
andrielivipaan
Mind Map by andrielivipaan, updated more than 1 year ago
andrielivipaan
Created by andrielivipaan over 10 years ago
1405
9

Resource summary

MOLUSCOS
  1. CARACTERÍSTICAS GERAIS: São animais de corpo mole (mollis= mole), não segmentado, viscoso, com simetria bilateral, podendo existir representantes assimétricos, alguns possuem uma concha, podendo ela ser interna ou externa. O corpo é dividido em cabeça, pé e massa visceral. A maioria dos representantes é marinha. Possuem grande importância econômica, pois podem ser utilizadas na alimentação, fabricação de adorno, como pérolas e objetos de colecionadores. Existem mais de 110 mil espécies descritas.
    1. CORPO: Os moluscos têm corpo mole. A sua pele produz uma secreção viscosa, também conhecida por muco, que facilita principalmente a sua locomoção sobre troncos de árvores e pedras ásperas, sem machucar o corpo. O corpo desse tipo de animal é composto por: cabeça, pés e massa visceral. A massa visceral fica dentro da concha e compreende os sistemas digestório e reprodutor.
      1. CLASSES: - Gastropoda: São representantes desta classe o caramujo, o caracol e a lesma. Podem possuir uma concha calcárea, secretada pelo manto, todas sendo univalvas. São os únicos moluscos com representantes terrestres. Seu corpo é dividido em cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça há tentáculos e olhos, nos pés há uma glândula produtora de muco. Os caracóis são hermafroditas.
        1. - Bivalvia: São representantes desta classe as ostras, mexilhões e mariscos. Sua concha é dotada de duas valvas. Possuem uma cabeça atrofiada e um pé em forma de martelo. Não possuem rádula. Os pés secretam filamentos para fixação, chamado bisso. A respiração é branquial. Algumas partículas de alimento podem ficar retidos nas brânquias, e pela atividade dos cílios, são levadas até a boca. São exclusivamente aquáticos, com representantes de água doce e marinhos. Possuem grande importância econômica. Podem ser utilizados na alimentação e algumas espécies produzem pérolas. Quando algum corpo estranho entra na concha de uma ostra ela produz várias camadas de substância chamada nácar. Sucessivas deposições desta substância formam a pérola. Desta forma a pérola é uma estrutura de defesa.Não possuem rádula.
          1. - Cephalopoda: São representantes desta classe as lulas, os polvos, nautilos e argonauta. São animais marinhos. As lulas possuem uma concha interna. Esse animais possuem uma intensa cefalização e os pés foram transformados em tentáculos. As lulas possuem 10 tentáculos e o polvo, 8. Apresentam rádula. Os olhos são grandes e a circulação é do tipo fechada. Possuem estruturas de defesa como cromatóforos. Quando se sentem ameaçados soltam esses pigmentos que turvam a água e confundem os predadores.
            1. FISIOLOGIA: associadas). A digestão é predominantemente extracelular, embora também ocorra a intracelular; Sistema Circulatório → presente, do tipo aberto ou lacunar (em que o sangue sai dos vasos e cai nos espaços entre as células), e fechado (em que o sangue circula somente no interior dos vasos); Sistema Respiratório → presente (as trocas gasosas ocorrem em órgãos especializados, as brânquias ou pulmões). Esse sistema está acoplado ao circulatório, pois os gases são transportados pelo líquido sangüíneo; Sistema excretor → presente (realizada por meio de nefrídeos, estruturas especializadas na remoção de resíduos nitrogenados); Sistema Nervoso → presente (composto por três ou quatro pares de gânglios nervosos ligados a nervos que se estendem por todo o corpo). Sistema Reprodutor → a reprodução é sexuada, com espécies monóicas e dióicas. Em algumas o desenvolvimento é direto, e nas demais ocorrem estágios larvais.
              1. REPRODUÇÃO: A reprodução dos moluscos é sexuada e, na maioria dos representantes do grupo, a fecundação é interna e cruzada. O caramujo-de-jardim, por exemplo, é monóico. Na cópula, dois indivíduos aproximam-se e encostam seus poros genitais, pelos quais fecundam-se reciprocamente. Os ovos desenvolvem-se e, ao eclodirem, liberam novos indivíduos sem a passagem por fase larval (desenvolvimento direto). Nos cefalópodes, o macho carrega um pacote de espermatozóides que é introduzido na cavidade do manto da fêmea para as fecundações. Após as fecundações, são liberados milhares de ovos, dotados de casca gelatinosa. As fêmeas de muitas espécies depositam os ovos em lugares protegidos , debaixo de rochas, no interior de cavernas etc. Certas fêmeas de polvos até cuidam dos ovos "arejando-os" com jatos de água expelidos pelo sifão. O desenvolvimento é direto, sem larva. A maioria dos filhotes que nasce servirá de alimento para diversos predadores. Poucos polvos e lulas chegam à vida adulta,
                1. Nos cefalópodes, a reprodução é externa com desenvolvimento direto.
                  1. PRODUÇÃO DE PÉROLAS: A formação de uma pérola, também denominada de margarita, ocorre em razão da penetração de substâncias, partículas (areia) ou microrganismos (vermes) entre a concha e o manto de algumas espécies de ostras. Em resposta ao corpo estranho, o manto secreta uma série de camadas de nácar ou madrepérola, substância composta por pectatos de carbonato de cálcio na forma de cristais de aragonita, desempenhando um mecanismo de defesa do organismo. Naturalmente esse processo confere brilho à superfície da concha, e da mesma forma à pérola, que não necessita de lapidação ou polimento.Uma pérola demora cerca de três anos para estar formada (aplicação artificial).
                    1. Haliotis ou abalone é um gastrópode, o único na família Haliotidae. Sua carne é um prato muito apreciado na Ásia.
                    2. NOMES: ANDRIELE RESER E LUIZA SEVERO. TURMA 304.
                      Show full summary Hide full summary

                      Similar

                      Simulado sobre o Reino Animal
                      Daniel Pereira
                      Reino Monera
                      nathaliaires
                      Artrópodes
                      Thiago Vale
                      Filo Cnidaria
                      Isabelle Christine Yai
                      REINO ANIMALIA (INVERTEBRADOS)
                      Matheus de Paula Castro
                      Filo Porifera
                      Isabelle Christine Yai
                      Invertebrados
                      Laura Barbosa
                      Cnidário
                      Thiago Vale
                      Platelmintos
                      Thiago Vale
                      Características dos Animals - Pedro Melo
                      Pedro Melo