Colocação Pronominal

Description

Mind Map on Colocação Pronominal, created by ricardodesandra on 21/06/2015.
ricardodesandra
Mind Map by ricardodesandra, updated more than 1 year ago
ricardodesandra
Created by ricardodesandra about 9 years ago
7
0

Resource summary

Colocação Pronominal
  1. Ênclise

    Annotations:

    • Ênclise colocação depois do verbo - tendência natural do português europeu. EX.: Fez-se um silêncio profundo na sala. Vai-te embora! Foi-se embora?
    • O pronome pessoal depende de um infinitivo: 1. Infinitivo não introduzido por uma preposição: Próclise, se houver algum elemento que a provoca: Custa-me muito não te ver. Ênclise, se não houver nenhum elemento que provoque a próclise: É pouco razoável encontrarmo-nos todos os dia
    1. Próclise

      Annotations:

      • colocação antes do verbo, depois de determinados advérbios, conjunções e pronomes: O que é que ele te disse? Ao Francisco, nada lhe agrada. À Mariana, todos a conhecem. Aqui está a pessoa que me informou sobre o que aconteceu.
      • orações principais começadas por uma palavra interrogativa ou exclamativa (que, quem, qual, como, por que, onde, quando, etc.): O que é que ele te disse? Como me enganei! Até quando é que ela o esperará? 3. Próclise - colocação antes do verbo 3.2. orações principais na negativa, com uma palavra negativa antes do verbo (não, nem, ninguém, nenhum, nada, nunca, jamais): O Pedro não me viu. Eu nunca o vi. Ao Francisco, nada lhe agrada. Nem ele nem ela o viram.
      • orações principais introduzidas por uma conjunção disjuntiva: Ou o fazes tu ou o faço eu. 3.4. orações principais optativas (exprimem desejo): Deus te ouça! Raios o partam! 3.5. orações principais que contêm inversão: Um grande segredo te contarei agora.
      • orações principais não negativas que contêm certos pronomes indefinidos (algum, alguém, algo, todo, tudo, cada, muito, pouco, mesmo, qualquer, vários, tanto) antes do verbo: Alguém o tinha avisado. À Mariana, todos a conhecem. 3.7. orações principais não negativas que contêm certos advérbios (já, ainda, sempre, só, também, talvez, bem, mal) antes do verbo: O João já se foi embora. Ainda o vi várias vezes. Também se diz que os Brasileiros são muito extrovertidos. O Pedro mal me viu, saiu.
      • em todas as orações subordinadas, seja qual for a sua natureza (completiva, relativa, interrogativa, final, condicional, consecutiva, temporal, etc.): Espero que o consigas. (completiva) Aqui está a pessoa que me informou. (relativa) Queria saber quem o avisou. (interrogativa) Se o vires diz-lhe que quero falar com ele. (condicional) Quando me telefonarem direi que não sei nada. (temporal)
      1. Mesóclise

        Annotations:

        • colocação entre a raiz da forma verbal e a sua terminação: O gerente encarregar-se-á do assunto. Nós dir-lhe-emos o que se passou. Eles tê-lo-iam feito se tivessem podido. Se eles quisessem vir, nós recebê-los-íamos com muito gosto.
        • Mesóclise – usa-se sempre que o verbo estiver no futuro do indicativo ou no condicional e não houver nada na frase que provoque a próclise. Ao Miguel, o exame ter-lhe-á corrido bem? Se estivesses no meu lugar, dir-lhes-ias a verdade? À Maria, telefonar-lhe-emos assim que chegarmos ao hotel. Pagar-te-ia o jantar se tivesse dinheiro. Ele lembrar-se-á de ti, tenho a certeza. mas: Ao Miguel, o exame não lhe terá corrido bem? Nunca lhes diria a verdade. A Maria quer saber se lhe telefonaremos assim que chegarmos. Ninguém te pagaria o jantar, mesmo se tivessem dinheiro. Alguém se lembrará de ti, disso tenho a certeza.
        • Atenção: No caso da 3. a pessoa do pronome pessoal complemento directo (o, a, os, as) terão de ser feitas as alterações necessárias, devido ao facto de a forma verbal que o precede terminar em -r. Farei o trabalho amanhã. → Far+o+ei amanhã. → Fá-lo-ei amanhã. mas: Não o farei amanhã. Visitaremos os nossos amigos. → Visitar+os+emos → Visitá-los-emos. mas: Não os visitaremos. Daria o livro ao Diogo. → Dar+o+ia ao Diogo. → Dá-lo-ia ao Diogo. → Dar-lho-ia. mas: Não o daria ao Diogo. Não lho daria. Dirias a verdade a nós. → Dir+a+ias a nós. → Di-la-ias a nós. → Dir-no-la-ias. mas: Não a dirias a nós. Não no-la dirias. Terias oferecido as rosas à Joana. → Ter+as+ias oferecido à Joana. → Tê-las-ias oferecido à Joana. → Ter-lhas-ias oferecido. mas: Não as terias oferecido à Joana. Não lhas terias oferecido.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        COLOCAÇÃO PRONOMINAL
        Mateus de Souza
        Colocação Pronominal
        Lara Emanuele
        Colocação Pronominal
        Neimar Soares
        Pronome
        Weslley Moreira
        Colocação Pronominal
        Ethelberto Mello
        ♣ COLOCAÇÃO PRONOMINAL
        Lucila Carvalho
        PRONOME
        Rayane Dyluna
        Colocação pronominal
        Marcella Alves
        Colocação pronominal
        Rogério Rios
        Colocacao Pronominal
        Enzo Sampaio
        Roteiro de Análise Sintática
        Julia Salvi