O som é um tema da física estudado há muitos anos e tem diversas características tais como:
O som é uma onda mecânica longitudinal capaz de se propagar pelo ar e por outros meios a partir da vibração de moléculas. Nós humanos captamos os sons quando estes incidem (ao vibrar) sobre o nosso aparelho auditivo (tímpanos), que são traduzidos em estímulos elétricos e direcionados ao nosso cérebro, que os interpreta.
Os sons de frequências fora da amplitude de som que os humanos ouvem, menores que 20 Hz são chamados de infrassons, enquanto os sons de frequências superiores a 20.000 Hz são chamados ultrassons. Outros animais, como os cães, gatos e morcegos são capazes de ouvir faixas muito mais amplas de frequências.
A velocidade com que as ondas sonoras são propagadas depende do meio em que se deslocam, no ar, a velocidade do som é de aproximadamente 340 m/s.
Como o som tem propriedades ondulatórias, ele pode sofrer diversos fenómenos, como a reflexão, a refração, a difração e também a interferência. na interferência, duas ou mais ondas sonoras podem tanto ser anuladas como somadas, de acordo com a posição em que se encontram.
O comprimento de onda (λ) do som é o espaço necessário para que a onda sonora produza uma oscilação completa, também pode ser entendido como a distância entre duas cristas ou dois vales de uma onda. Metade de um comprimento de onda é o equivalente à distância entre uma crista e um vale.