Desenvolvimento moleculas + Formação dos Membros

Description

Flashcards on Desenvolvimento moleculas + Formação dos Membros, created by Leonardo Peron Peron on 19/06/2017.
Leonardo Peron  Peron
Flashcards by Leonardo Peron Peron, updated more than 1 year ago
Leonardo Peron  Peron
Created by Leonardo Peron Peron about 7 years ago
6
0

Resource summary

Question Answer
O QUE SÃO EIXOS EMBRIONÁRIOS?q Eixos embrionários são linhas imaginárias que permitem a localização do embrião no espaço e atuam como pontos der eferência para o desenvolvimento de estruturas. São definidos durante a terceira semana de desenvolvimento embrionário, quando surge a linha primitiva, a precursora do processo de gastrulação. A linha primitiva se forma na linha mediana caudal do disco embrionário bilaminar, na face epiblástica, definindo assim o eixo crâniocaudal, mediolateral, levo-dextro e dorso ventral. Sistema Cartesiano
O QUE SÃO MORFÓGENOS? Morfógenos são substâncias capazes de induzir a diferenciação celular, ou seja, induzir diferentes destinos celulares, de acordo com a sua concentração. Normalmente são fatores de transcrição gênica.
QUAL O PAPEL DOS MORFÓGENOS NA ORGANIZAÇÃO DOS EIXOS EMBRIONÁRIOS ANTEROPOSTERIOR (CRÂNIO-CAUDAL) E DORSO VENTRAL EM DROSOPHILA? Em Drosophilas, três grupos de genes, organizados hierarquicamente, geram um sistema de gradientes morfogenéticos progressivamente mais precisos, que resultam na especificação do eixo anteroposterior, assim como influenciam na determinação do eixo dorsoventral. Os genes maternais, expressos antes da fecundação, codificam proteínas que conferem diferenças entre as sub-regiõesdo ovócito, zigoto e embrião, ao longo dos respectivos eixos. Durante o desenvolvimento embrionário inicial, a expressão dos genes de efeito maternal é substituída pela expressão dos genes zigóticos ou de segmentação, que dividem o embrião em segmentos anteroposteriores. Os genes de segmentação regulam a expressão dos genes seletores homeóticos, que especificam a identidade de cada segmento.
O QUE SÃO GENES HOMEÓTICOS, QUAL SEU MODO DE AÇÃO E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA? Genes homeóticos são genes cuja expressão determina quais estruturas adultas serão formadas por cada segmento corporal ao longo do eixo anteroposterior. Determina a identidade de cada segmento. Em humanos, são os genes HOX. A resposta das células para a formação das estruturas depende da combinação da expressão dos diversos genes homeóticos.
QUAL O PAPEL DOS GENES DORSAL E CACTUS NA ESPECIFICAÇÃO DO EIXO EMBRIONÁRIO DORSOVENTRAL EM DROSOPHILA. A determinação do eixo dorsoventral em Drosophila depende da expressão gênica diferencial na face ventral (expressão de twist) e na face dorsal (expressão de dpp). Inicialmente, a proteína dorsal encontra-se no citoplasma ligada à proteína cactus. Quando,na face ventral,uma cascata de sinalização iniciada pela expressão de pipe é ativada, cactus libera a proteína dorsal, que entra no núcleo e age como fator de transcrição para genes específicos de caráter ventral, como o twist.
QUAL A DIFERENÇA ESPECIFICAÇÃO,DETERMINAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO? Especificação, determinação e diferenciação são estágios de comprometimento celular para a diferenciação em populações celulares. Na especificação, as células já estão comprometidas com um destino celular, porém comunicações com outras células podem alterar esse destino. Já na determinação,as células se encontram em um estágio mais avançado de maturação, no qual o contato com tecidos distintos não é capaz de alterar seu destino final, porém ainda não apresentam diferenças morfológicas. Na diferenciação,ocorre a explicitação das características específicas das células de acordo com a população celular da qual farão parte.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS MODOS DE ESPECIFICAÇÃO E EM QUE DIFEREM? Existem dois modos principais de especificação: especificação autônoma e especificação condicional.A especificação autônoma é predominante nos organismos invertebrados, e ocorre pela aquisição diferencial de moléculas citoplasmáticas presentes originalmente do ovócito; esse tipo de especificação do destino celular precede qualquer tipo de migração celular embrionária em larga escala. A especificação condicional,entretanto, é predominante em organismos vertebrados,e ocorre como consequência de interações celulares, onde as posições relativas são importantes; os rearranjos e migrações celulares em larga escala durante o desenvolvimento embrionário podem acompanhar ou mesmo proceder a especificação condicional.
O QUE É INDUÇÃO EMBRIONÁRIA?QUAL A DIFERENÇA ENTRE INDUÇÃO INSTRUTIVAE PERMISSIVA? indução embrionária pode ser definida como a ação de uma estrutura sobre um território embrionário vizinho, provocando modificações na capacidade morfogenética desse território, ou seja, a indução embrionária é a capacidade de estruturas vizinhas influenciarem no destino celular final de outras células. A indução embrionária instrutiva acontece por meio de um sinal específico proveniente da célula indutora, que modifica ativamente a expressão gênica da célula responsiva. Já a indução embrionária permissiva promove, através de sinalização de uma célula indutora, um ambiente favorável para a expressão do fenótipo induzido na célula responsiva.
QUAIS OS DOIS PRINCIPAIS MODOS DE SINALIZAÇÃO DURANTE O DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO?EXEMPLIFIQUE Os dois principais modos de sinalização durante o desenvolvimento embrionário são: sinalização parácrina e sinalização justácrina.Na sinalização parácrina,a célula indutora libera moléculas sinalizadoras que agem em múltiplas células-alvo próximas ao local de sua síntese, exemplos de moléculas das vias parácrinas são: FGFs, Wnts, Hedgehogs, BMPs e TGF-β. Já na sinalização justácrina, os sinais são transmitidos por meio do contato entre as células, tanto por sinalização de contato, como na via Notch/Deltaquanto por gap junctions.
QUAIS OS PRINCIPAIS DEFEITOS DE LATERALIDADE EM HUMANOS E SUA CLASSIFICAÇÃO? Os principais defeito na lateralidade em humanos são: situs inversus, onde ocorre a inversão completa do organismo no eixo levo-dextro; e situs ambiguus, na qual ocorre a heterotaxia de órgãos.
EM QUE CONSISTE O EIXO LEVO-DEXTRO E QUAIS AS PRINCIPAIS ETAPAS PELAS QUAISÉ ESPECIFICADO? O eixo levo-dextro consiste na linha imaginária que origina lados direito e esquerdo do corpo, sua formação se inicia próxima à época de formação do nó primitivo na extremidade cranial da linha primitiva. Sua especificação ocorre segunda uma série de etapas bem determinadas: primeiramente ocorre a quebra de simetria no nó primitivo, devido ao fluxo nodal gerado pela células do assoalho do nó, posteriormente ocorre a amplificação dessa assimetria, o estabelecimento de circuitos estáveis de expressão gênica diferencial nas metades direita e esquerda do corpo, e a consequente morfogênese assimétrica ao longo do eixo levo-dextro. O nó primitivo produz Shh,que induz a expressão da proteína Nodal no lado esquerdo, que por sua vez induz a expressão de Pitx-2 também no lado esquerdo, o que determina a morfogênese sítio-específico.
O QUE É FLUXO NODAL E QUAL SEU PAPEL NA ESPECIFICAÇÃO DO EIXO LEVO-DEXTRO? Fluxo nodal é um movimento de líquido extracelular da direita para a esquerda decorrentedo movimento de rotação no plano inclinado dos monocílios existentes nas células do assoalho do nó primitivo. O fluxo nodal tem papel fundamental na especificação do eixo levo-dextro, sendo baseado basicamente em três modelos de geração de assimetria: o primeiro modelo postula que a assimetria é gerada pelo gradiente de um morfógeno, que em altas concentrações no lado esquerdo induz a expressão da proteína Nodal; o segundo modelosugere que o fluxo nodal leva a um aumento na concentração de cálciono lado esquerdo do nó primitivo, o que induziria a expressão da proteína Nodal. Já o terceiro modelo, de certa forma, compila as ideias existentes nos modelos anteriores, dizendo que o fluxo nodal transporta NVPs, vesículas revestidas por membrana que transportam morfógenos(Shh e ácido retinoico), a fim de estabelecer um gradiente esquerdo-direito de concentração, sendo que esse transporte para a esquerda elicia um fluxo de cálcio.
O QUE É CRISTA ECTODÉRMICA APICAL E QUAL SEU MODO DE AÇÃO DURANTE O DESENVOLVIMENTO DOS MEMBROS? Crista ectodérmica apical é um espessamento do ectoderma na parte distaldo brotos dos membros, responsável pelo controle do crescimento próximo-distal do mesmo. Nos membros superiores, a expressão de genes Tbx-5induz a expressão de Fgf10 no mesênquima, responsável pela indução e sustentação da formação da CEA. O Fgf10 induz a expressão de Wnt-3a no ectoderma, que leva à produção de Fgf8 na CEA, que mantém o mesênquima abaixo em estado indiferenciado e proliferativo, além de manter a expressão de Fgf10 mesmo. Nos membros inferiores, entretanto, o gene expresso é o Tbx-4.
QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS DE MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS DOS MEMBROS? Os principais tipos de malformações congênitas dos membros são: meromelia-ausência de uma parte do membro-, amelia-ausência total de um ou mais membros -, polidactilia-presença de dígitos extras -e sindactilia-fusão dos dígitos
O QUE É ZONA DE ATIVIDADE POLARIZADORA (ZPA) E QUAL SUA FUNÇÃO? Zona de atividade polarizadora é uma região do mesênquima na parte caudal no broto do membro responsável pela determinação do eixo crânio caudal na formação e diferenciação dos dígitos, por meio da expressão de Sonic Hedgehog como molécula fisiologicamente ativa. Quando mais caudal forem os dígitos, maior será sua dependência de Shh para a diferenciação.
COMO A ATIVIDADE DA ZPA É REGULADA DURANTE O DESENVOLVIMENTO DOS MEMBROS? Uma complicada rede de interações genéticas restringe a expressão de Shh na ZAP, incluindo genes da família Hox, fator de transcrição dHand (dHLH) e a via de sinalização do ácido retinoico, além de moduladores extracelulares e modificadores pós-traducionais que regulam a disponibilidade extracelular e o limite da ação da proteína Shh.
QUAL O PAPEL DO SHH E DOS GENES HOMEÓTICOS NA PADRONIZAÇÃO DOS MEMBROS ? a padronização dos membros, o Shh especifica as diferenças crânio-caudaisna formação dos dígitos, sendo expresso na zona de atividade polarizadora. Já os genes homeóticos (Hox) agem de especificação das estruturas do eixo proximal-distaldos membros, tais como a determinação da formação dos ossos úmero (proximal) e rádio e ulna (distais).
COMO É ESTABELECIDA A POLARIDADE DORSO VENTRAL NO DESENVOLVIMENTODOS MEMBROS? A polaridade dorsoventral no desenvolvimento dos membros é regulada por meios de sinais provenientes do mesênquima e do ectoderma. A organização do eixo dorsoventral do membro começa quando a ectoderme dorsal produz a molécula de sinalização, Wnt-7a,que estimula o mesênquima do broto demembro subjacente para expressar o fator de transcrição, Lmx-1b,uma molécula que confere um caráter dorsal ao mesoderma subjacente ao ectoderme dorsal. O ectoderme ventral produz En-1, que reprime a formação de Wnt-7ae, consequentemente, a formação de Lmx-1b, no que se tornará o mesoderme ventral do membro.
COMO FUNCIONA A ESPECIFICAÇÃO DORSO-VENTRAL Ela funciona de acordo com a concentração da molécula Dorsal que de acordo seu local na célula, sendo que a presença dele no núcleo corresponde a porção ventral, enquanto a concentração no citoplasma equivale a parte dorsal. Ocorre graças a uma molécula (Cactus) que se liga a Dorsal e impede a passagem para o núcleo.
Show full summary Hide full summary

Similar

DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Vanessa Palauro
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO - DIVERGÊNCIAS DA LITERATURA
Vanessa Palauro
Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
SIMULADO - Casos Clínicos
Rodrigo Gouvea
AVALIAÇÃO TEÓRICA 13 DE MARÇO
Residencia CM HBDF
Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
Ana Inês Kruecck Quintas