Literatura - Escolas Literárias

Description

Literatura - Escolas Literárias
Janderson Barroso
Flashcards by Janderson Barroso, updated more than 1 year ago More Less
Amanda Destro
Created by Amanda Destro about 10 years ago
Janderson Barroso
Copied by Janderson Barroso over 8 years ago
1011
55

Resource summary

Question Answer
TROVADORISMO: Cantigas líricas (amigo e amor) e satíricas (escárnio e maldizer), são as primeiras manifestações poéticas impregnadas dos valores da Idade Média.
HUMANISMO (1418-1527): Do Teocentrismo (Deus no centro do universo) medieval ao Antropocentrismo (Homem no centro do universo) renascentista. Período marcado por autos e farsas moralizantes.
CLASSICISMO (1527-1580): A valorização da cultura greco-romana traz nova fase de racionalismo. (Grande poeta - Camões)
QUINHENTISMO (1500-1601): Na época do descobrimento do Brasil, a literatura compreende a produção informativa dos cronistas e os textos catequéticos dos missionários jesuítas.
BARROCO (1601-1768): No contexto da contrarreforma Católica as ideias antagônicas, os paradoxos e as antíteses presentes nas obras do movimento revelam a tentativa do homem de conciliar razão e fé.
ARCADISMO (1768-1836): Os ideais libertários do Iluminismo impulsionam uma produção poética que valoriza a harmonia do homem com a natureza e o resgate de elementos das Antiguidade clássica.
ROMANTISMO (1836-1881): Subjetividade, sentimentalismo e liberdade formal são elementos centrais da literatura ligada à ascensão burguesa.
REALISMO (1881-1922): O mundo em desencanto substitui a idealização romântica pela crença na visão racional e materialista.
NATURALISMO (1881-1922): A produção literária, impulsionada pelo avanço da ciência, põe o escritor como observador imparcial diante das personagens.
PARNASIANISMO (1882-1922): A exaltação da objetividade e abusca pela forma perfeita, numa reação aos excessos de forma e conteúdo do Romantismo.
SIMBOLISMO (1893-1922): A poética espiritualizada e centrada no poder da sugestão e da transcendência reage aos avanços da tecnologia.
PRÉ-MODERNISMO (1902-1922): O nacionalismo crítico e o olhar sobre os problemas sociais do Brasil unem obras de características diversas.
MODERNISO 1° FASE (1922-1930): Uma arte não sentimental e não realista, que exige a participação ativa do leitor, promove uma revolução na literatura e nas artes plásticas.
MODERNISMO 2° FASE (1930-1945): Essa nova geração busca expor as múltiplas faces que compõem o painel da população brasileira, numa literatura engajada e regionalista.
MODERNISMO 3° FASE (a partir de 1945): Três grandes nomes da literatura brasileira têm destaque: Guimarães Rosa, Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto.
Show full summary Hide full summary

Similar

De quem é a frase?
Liciane Brun
Gincana Literária- 2°Ano -Em
J.M.Soares Silva
Literatura ocidental
Selma Porto
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
Dicas de Português para Concursos
Rodrigo Pizetta
Tipos textuais
brunolorenzatto
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza