Atualidades Enem e Vestibular - 1

Description

Retrospectiva 2015: Confira os cinco fatos mais importantes do ano no mundo
GoConqr suporte .
Flashcards by GoConqr suporte ., updated more than 1 year ago
GoConqr suporte .
Created by GoConqr suporte . about 8 years ago
277
16

Resource summary

Question Answer
5 fatos mais importantes no mundo, em 2015 Retrospectiva 2015 de acordo com o Guia do Estudante http://guiadoestudante.abril.com.br/
Jornal francês Charlie Hebdo é alvo de atentado Em 7 de janeiro, dois homens armados invadiram a sede do jornal satírico Charlie Hebdo, em Paris, matando 12 pessoas. O atentado ocorreu durante reunião da equipe do jornal e teve como alvo alguns dos principais cartunistas da França. A motivação teria sido a publicação de charges e artigos que ridicularizavam o profeta Maomé e fundamentalistas islâmicos. 2 dias depois, os atiradores foram mortos – eram dois irmãos franceses de origem argelina, supostamente membros da Al Qaeda. Os atentados provocaram comoção mundial. Em 11 de janeiro, 1,5 milhão de pessoas saíram às ruas de Paris para homenagear as vítimas e manifestarem-se a favor da liberdade de expressão.
Potências fecham acordo nuclear com o Irã Em 14 de julho, o Irã e as principais potências mundiais assinaram acordo histórico para restringir o alcance do programa nuclear iraniano. A conclusão das negociações coloca um ponto final em um impasse em voga desde 2001, quando a comunidade internacional descobriu que o Irã mantinha programa de enriquecimento de urânio. Em termos gerais, o acordo determina que o Irã terá sua atividade nuclear monitorada e restrita. Alguns dos termos do documento estabelecem que o país reduzirá em 2/3 o número de centrífugas em suas usinas durante 15 anos e reduzirá seu estoque de urânio enriquecido. Em contrapartida, serão gradualmente retiradas as sanções que provocaram perdas significativas na economia iraniana.
Número de refugiados é o maior desde a II Guerra Em 2015, o mundo enfrentou a mais grave crise migratória desde a II Guerra Mundial. Segundo a ONU, são mais de 60 milhões de refugiados no mundo. Em 2015, mais de 300 mil pessoas tentaram cruzar o Mar Mediterrâneo para chegar ao Velho Continente. A maioria dos refugiados vem da África e Oriente Médio, fugindo de perseguições políticas e guerras, como a que castiga a Síria desde 2011. Como a travessia é feita em embarcações precárias e superlotadas, os naufrágios são frequentes. Em 2015, cerca de 3 mil pessoas morreram no Mar Mediterrâneo. Entre as vítimas está o garoto sírio Aylan Kurdi, a imagem de seu corpo estendido na praia turca de Bodrum comoveu o mundo. A Alemanha se dispôs a acolher até 1 milhão de refugiados, mas países como Hungria, Eslovênia e Áustria resistem, e dificultam sua movimentação pelo continente, agravando a crise.
Estado Islâmico realiza atentados em Paris Em 13 de novembro, Paris voltou a ser alvo de atentados terroristas. A organização fundamentalista Estado Islâmico (EI) realizou ataques simultâneos, deixando 127 mortos e mais de 180 feridos. Nos dias seguintes à tragédia, Bruxelas, capital da Bélgica, entrou em alerta máximo devido a suspeitas de atentados terroristas. Os ataques dão uma nova dimensão ao EI, que, desde 2014 vem expandindo as áreas sob seu controle no Iraque e na Síria. Após o episódio, a França intensificou os bombardeios a bases do EI no Oriente Médio. Em resposta, o grupo extremista ameaçou realizar outros atentados em cidades europeias.
Líderes mundiais assinam acordo ambiental em Paris Em 12 de dezembro, representantes de 195 países assinaram o Acordo de Paris durante a 21ª Conferência Geral das Partes (COP-21). Trata-se do mais abrangente entendimento ambiental desde o Protocolo de Kyoto, de 1997. O acordo também representa um marco histórico, pois obriga todos os países a apresentar metas para reduzir emissões de carbono – até então apenas os países ricos tinham este compromisso. O objetivo é que todos os países signatários organizem estratégias para limitar o aquecimento médio do planeta em 1,5 graus centígrados até 2100. No entanto, o acordo é criticado por não criar mecanismos que obriguem o cumprimento dessas metas. Mesmo com alguns pontos estabelecidos em termos genéricos, o documento é considerado a melhor oportunidade para que os países trabalhem de forma conjunta e tentem minimizar os efeitos do aquecimento global.
Show full summary Hide full summary

Similar

Quiz Sobre Atualidades do Vestibular
Alessandra S.
Retrospectiva de abril 2017
Luís Felipe Mesiano
Provas anteriores de Vestibular - Fuvest 1
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM 2017 - Matérias que mais caem
Nathalia - GoConqr
Provas anteriores de vestibular - Fuvest 2
GoConqr suporte .
5 Ferramentas de Estudo para Melhorar sua Aprendizagem -Vestibular e Enem
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
Alice Sousa
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
Alice Sousa
Vestibular - Guia de Estudos
Alessandra S.
Simulado Geografia
Marina Faria
Simulado Matemática
Marina Faria