China- aspectos gerais

Description

China- aspectos gerais
Carolina Foganholo
Flashcards by Carolina Foganholo, updated more than 1 year ago
Carolina Foganholo
Created by Carolina Foganholo over 8 years ago
1240
10

Resource summary

Question Answer
*A população está distribuída de forma irregular pelo território chinês; *As regiões montanhosas e as áreas desérticas são as menos povoadas da China; *As planícies litorâneas concentram a maior parte da população;
Zonas Econômicas Especiais ZEEs (1980): *estão localizadas no litoral; *são um mecanismo de abertura econômica ao capitalismo. *As empresas transnacionais foram atraídas por: incentivos governamentais, imensa quantidade de mão-de-obra barata e pela facilidade de exportação.
*Na década de 1980 as autoridades impuseram aos casais a Política do Filho Único. Caso tivessem o segundo filho, havia penalidades (multa, falta de assistência); *A política atingiu seus objetivos nas áreas urbanas e não teve o sucesso esperado na zona rural.
*Possui as maiores reservas de carvão do mundo, o que impulsionou o intenso desenvolvimento econômico; *O principal uso do carvão é nas indústrias e nas termelétricas, altamente poluidoras.
O governo chinês tem como meta a interiorização do desenvolvimento para evitar a pressão migratória em direção ao litoral através da interligação de todo o território pelos meios de transporte (representados no mapa pelas linhas) e pelo investimento industrial descentralizado
*O subsolo da África é rico em minérios e em petróleo, muito necessários para a continuidade do desenvolvimento chinês; * A China realiza instalação de empresas e grandes obras de infraestrutura , no entanto não transfere tecnologia nem treinamento de mão-de-obra nos países em que investe.
Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo
Comunidades de Aprendizagem: Geomorfologia
Catarina Troiano