Aula 1 e 2 de Logística

Description

;resumos dos termos encontrados na aula
Wagner Torres de Paula
Flashcards by Wagner Torres de Paula, updated more than 1 year ago
Wagner Torres de Paula
Created by Wagner Torres de Paula over 4 years ago
31
0

Resource summary

Question Answer
A logística A logística é representada pelo fluxo de coisas e pessoas, de um ponto a outro, normalmente do fornecedor ao cliente, no menor tempo possível, com o menor custo possível, com a maior integridade possível e atendendo de forma maximizada às expectativas do cliente.
Recurso Recurso é tudo aquilo que permite a produção de bens, a fim de obter lucro decorrente dessa produção. Esses fatores/recursos, quando aplicados a empresas, precisam ser bem gerenciados para apresentar o que se espera de resultado, que via de regra é a produção eficiente de produtos e a capacidade de transformação dessa produção em algo lucrativo para a empresa.
QUEIMA DE ESTOQUE Significa que a empresa quer botar fogo na empresa? Não, longe disso. Significa que ela quer reduzir seu estoque e fará de tudo para que os clientes comprem seus produtos, em geral abaixam os preços.
LIQUIDAÇÃO Essa palavra vem do termo liquidar, acabar. Mas essas empresas querem acabar com o quê? Claro, óbvio, elas querem acabar com seus estoques de produto e farão de tudo para que os clientes realizem a compra dos mesmos.
OFERTA Indica a quantidade de produtos à disposição do cliente.
demanda clientes querendo comprá-los
O estoque é representado pelo montante de mercadorias ou matérias-primas que estão armazenadas por determinado tempo, ficando à disposição da empresa para serem vendidas, utilizadas em uma tarefa ou para a produção de um bem.
insumos matéria-prima e material de suporte administrativo e de serviços gerais
produtos acabados estão à disposição da empresa
resultados que podem ser obtidos com o estoque 1 MELHORIA DA QUALIDADE PARA O CLIENTE 2 ECONOMIA DE ESCALA 3 PROTEÇÃO CONTRA VARIAÇÕES DE PREÇO 4 PROTEÇÃO CONTRA VARIAÇÕES DE DEMANDA 5 PROTEÇÃO CONTRA CONTINGÊNCIAS
MELHORIA DA QUALIDADE PARA O CLIENTE Expectativa quanto à disponibilidade e ao prazo de entrega.
ECONOMIA DE ESCALA Quanto mais se produz, menor será o custo de produção, principalmente no rateio realizado em cima dos custos fixos, como aluguel, por exemplo.
PROTEÇÃO CONTRA VARIAÇÕES DE PREÇO Quando a compra é feita de forma antecipada, caso ocorra variação de preço decorrente de inflação, os estoques podem auxiliar a manter o preço estável.
PROTEÇÃO CONTRA VARIAÇÕES DE DEMANDA É comum, em diversos segmentos, a variação de demanda. Mas quando elas ocorrem de forma imprevisível, o estoque auxilia no processo de compensação, não deixando faltar produtos para os clientes ou amenizando essa falta.
PROTEÇÃO CONTRA CONTINGÊNCIAS Todas as empresas sofrem com os efeitos de interferências de mercado. No entanto, aquelas com melhor planejamento tendem a sofrer menos. Em caso de incêndio, alagamento e greve, por exemplo, ter um estoque pode ser um fator para manter o mercado abastecido de mercadorias
Tipos de controle de estoque 1 Estoques de materiais 2 Estoques de produtos em processo 3 Estoque de produtos acabados 4 Estoques em trânsito 5 Estoques em consignação
Estoques de materiais estão relacionados a todo o material utilizado pela empresa para a fabricação do produto (matéria-prima), para auxiliar na fabricação do produto (insumos auxiliares, como graxa utilizada na máquina de produção) e todo o material de uso geral (materiais de limpeza, folhas de sulfite, etc.).
Estoques de produtos em processo materiais que começaram o processo de transformação da matéria-prima em produto final, mas que ainda não estão prontos, já são classificados como material em produção.
Estoque de produtos acabados são todos os produtos já finalizados (acabados) que estão à disposição dos clientes, mas ainda sob o controle do produtor, já que ainda não foram computadas suas baixas no sistema de controle da empresa.
Estoques em trânsito esse tipo de estoque ocorre com a transferência da mercadoria de uma planta para outra, podendo ou não ser da mesma empresa. É um processo de alimentação de mercadoria entre estoques sem que se passe para a fase de consumo.
Estoques em consignação ocorre quando o fabricante disponibiliza seus produtos para os canais de distribuição, sem custo, até o momento da aquisição pelo cliente. A baixa do estoque só é considerada com a aquisição. O distribuidor pode devolver, sem custo algum, a mercadoria ao produtor. Logo, todo o risco corre por sua exclusiva responsabilidade.
fator inventário também conhecido como inventário físico, consiste na contagem das peças do estoque com o intuito de realizar uma comparação com a quantidade apontada nos controles (controle manual ou digital). Seu principal objetivo é identificar se há diferença entre os dois, ajustar o controle em caso de diferença e tentar mapear os motivos que levaram à produção dessa diferença.
Almoxarifado representa o local (espaço físico) utilizado para armazenar mercadorias (produtos e insumos) em condições adequadas à garantia de qualidade das mesmas, para que sejam utilizadas no momento oportuno.
Layout representa a disposição de cada item estrutural na empresa, de forma a tornar o espaço mais eficiente para a sua aplicação no dia a dia
giro de estoque é a relação entre o tempo de armazenamento do produto e seu consumo, também medido por fatores de quantidade e tempo. Em outras palavras, é como se disséssemos quantas vezes o estoque se renova ao longo de um determinado período.
Calculo de rotatividade de estoque rotatividade(R)= Consumo de mercadorias(consumo médio) anual / Estoque médio de mercadorias
curva ABC é uma ferramenta de gestão indicativa de prioridades, que demonstra com quais mercadorias a empresa mais precisa se preocupar (A) até aquelas mercadorias que exigem baixa preocupação (C).
A Mercadorias que exigem um amplo grau de atenção do gestor.
B Mercadorias que exigem certo controle, mas não são vitais para o negócio.
C Mercadorias com baixa ou sem exigência de controle.
Show full summary Hide full summary

Similar

Fluxograma de Estoque
Ana Rovigo
Logística Reversa
jamile germana
SIMULADÃO DE LOGÍSTICA
Mykon da Silva
CAP. 3 O PRODUTO DA CADEIA DE SUPRIMENTO/CS
fabiana-maria_2
Quiz curva ABC
Leonardo Ornelas
Introdução á Logística
claudia tavares
Controle de Estoque - aula 01 e 02
Viviane Ilha
Logística Natura
gabi_uto
Logística Empresarial
rodrigo esteves
logistica
karol moraes