Created by Isabella Garcia
over 8 years ago
|
||
Quando misturamos um soluto num solvente, existem três tipos de dispersões que podem ser formadas: as soluções, os coloides e suspensões.
As soluções verdadeiras são homogêneas, isto é, conseguimos observar (a olho nu ou com um microscópio) uma única fase, pois o tamanho das partículas dispersas são pequenas. Além disso, não é possível separar seus componentes por meio de processos físicos, como uma filtração.
O oposto total são as suspensões, que são heterogêneas. Observamos duas fases ou mais, sendo que o tamanho das partículas dispersas são maiores e é possível separar seus componentes usando processos físicos.
Já os coloides são suspensões que se situam entre esses dois tipos de dispersões. A olho nu, achamos que o coloide é uma solução verdadeira, mas, com a ajuda de um microscópio, notamos que na verdade se trata de uma mistura heterogênea.
O leite, por exemplo, é um coloide no qual vemos apenas uma fase branca; mas sob o olhar de um microscópico, percebemos que existem gorduras dispersas na água.
O sangue é outro exemplo de coloide. Em uma amostra de sangue, a olho nu parece ser homogênea, mas no microscópio vemos os seus componentes. Na imagem do microscópio, vemos que as suas partículas se sedimentam com o uso da ultracentrífuga.