Created by beth pinto
about 11 years ago
|
||
* OBJETIVOS DA REDE
* GERAL
Implantar práticas sustentáveis na escola e seu entorno utilizando a integração de ferramentas digitais como instrumento de reflexão, discussão e divulgação dessas práticas.
* FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICO-TRANSDISCIPLINAR
Atualmente vivemos a era da informação, são tempos em que ocorrem muitas transformações ocasionadas pelo desenvolvimento tecnológico, que vem modificando nossa maneira de viver, se divertir, de trabalhar, de aprender e de ensinar.
Essas mudanças tem provocado uma série de transformações em diversos processos na sociedade, e na educação isso vem ocorrendo na mesma velocidade “fenomenal” que os outros. A utilização de ferramentas digitais permitem que o aluno deixe de ser um mero receptor, passando a interagir mais, ampliando sua criatividade e podendo assim ser um construtores de seu próprio conhecimento, sendo, portanto, mais autônomo.
O processo de ensino e aprendizagem já utiliza tecnologias que proporcionam a troca de idéias e de informações culturais independente das fronteiras espaciais e temporais, através das mais variadas ferramentas que representam possibilidades de experiências colaborativas e práticas pedagógicas através de ambientes de ensino-aprendizagem poderosos, com vistas à construção coletiva de conhecimentos, pelo tratamento de informações que são compartilhadas, processadas e distribuídas em tempo real.
* PÚBLICO-ALVO
A rede de aprendência será, a princípio, direcionada ao 7º ano – turno tarde e professores do ensino fudamental da escola Professor Osmírio Barreto, situada no conjunto Sítio Córrego, a referida turma é formada por cerca de 30 alunos.
* AMBIENTES VIRTUAIS UTILIZADOS
A rede de aprendência terá como ambiente virtual a plataforma um blog, que utiliza várias ferramentas que favorecem à criação, interação e discussão de conteúdos, como atividades, textos, imagens, fóruns, vídeos, aplicativos, mapas mentais, apresentação de slides, entre outros. A partir desse ambiente serão propostos links de outras redes (facebook, twitter, youtube, slideshare, etc), onde os professores e alunos poderão alavancar discussões, sugerir atividades, apresentar campanhas, enfim, fazer “fluir” a integração de ferramentas digitais, incentivando o uso das mesmas, o que possibilitará a concretização dos objetivos delineados inicialmente.
* ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO
Como citei, anteriormente, ocorrerá um encontro para o lançamento da Rede de Aprendência na escola, onde participarão professores e alunos, ou seja, o público-alvo. Num primeiro momento serão apresentados os objetivos da Rede, sugestão de atividades, tutoriais; posteriormente a esse encontros ocorreram outros onde organizaremos grupos, delegando especificamente, atribuições aos seus partícipes.
A mediação e acompanhamento de todas as postagens e comentários no blog, será feita pela proprietária do blog; porém serão convidados outros professores e alguns alunos que tiverem interesse e capacidade, para que possam também assumir essa tarefa, levando-se em consideração a devida restrição necessária ao uso adequado de postagens, não esquecendo uma orientação da professora Sílvia Fichmann que deve-se prestar atenção às configurações de privacidade das redes sociais. Quanto a esse último aspecto, será realizada uma reunião para estudo da cartilha de prevenção, também sugerida pela professora Sílvia.
* PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE MEDIADORES
A formação se dará por etapas:
1º Encontro inicial para apresentar o projeto da Rede de aprendência;
2º Fundamentação teórica acerca de temas ligados à sustentabilidade;
3º Planejamento semanal das atividades a serem desenvolvidas na rede de aprendência:
4º Acompanhamento e realimentação das postagens no blog.
* AVALIAÇÃO
A avaliação se dará através do acompanhamento da frequência, interesse e participação do aluno nas atividades propostas no blog :
* Postagens de textos, vídeos, fotos, levando-se em conta o seu potencial de produção e coerência com os conteúdos abordados;
* Participação em fóruns, considerando seu autoposicionamento e poder de reflexão;
* Participação em trabalhos coletivos, levando-se em conta sua postura e contribuição nas produções no grupo;
* PRODUTO FINAL ( ELABORAÇÃO COLETIVA )
Ao longo do ano letivo, após o lançamento da Rede de Aprendência, com a apresentação do blog, serão realizadas várias atividades a fim de promover a sustentabilidade da escola e do seu entorno. O importante é que não adotemos somente campanhas pontuais ou meramente competitivas e sim procuremos estimular nos alunos atitudes e valores cotidianos, no intuito de tornar o ambiente escolar cada vez mais saudável e sustentável.
* Formação de grupos que irão diagnosticar os principais problemas relacionados à sustentabilidade, a fim de que sejam propostas ações específicas a cada um desses problemas;
* Escolha de líderes desses grupos, que serão orientados a manter o blog realimentado, propondo postagens, inclusive a estes alunos será "liberada" a senha, a fim de que tenham acesso a essa realimentação;
* Com base no diagnóstico inicial, os grupos passarão decidir quais principais pontos a serem trabalhados. Algumas soluções são:
Energia - Incentivar a todos (professores, alunos e funcionários), com conversas e avisos perto de interruptores, a desligarem as lâmpadas sempre que saírem das salas;
Água - Com lembretes nas paredes, conversas com os alunos e até fiscalização, incentivar a prática de fechar bem as torneiras dos banheiros e bebedouros, a fim de evitar o desperdício;
Alimentos - Colocar pequenos lembretes no pátio e cozinha da escola, incentivando a mitigação do desperdício;