Um estudo da Universidade de Harvad descobriu que as formigas surgiram pela primeira vez durante o período Cretáceo, há cerca de 130 milhões de anos! Elas sobreviveram à explosão que extinguiu todos os dinossauros e a idade do gelo.
Os crustáceos são considerados uma espécie de primos dos insetos que tomaram conta dos oceanos “expulsando os insetos para fora” ao longo dos anos da evolução.
O menor inseto que viveu na Terra é o Meganeura, que era um tipo de libélula com uma extensão de asas que chegava a 1 mm de comprimento.
Atualmente, o maior inseto em comprimento na Terra é o Phobaeticus chani, que é uma das espécies do popular Bicho-pau. Ele pode chegar a 66 cm.
O Deinacrida heteracantha é uma espécie de inseto sem asas que pode chegar a pesar 0,5 kg.
A libélula não possui globo ocular, fazendo com que ela seja a espécie que enxergar sem a necessidade de um olho mais impressionante que a ciência já viu.
Se uma mariposa da família Esfingidae disputasse uma corrida de 100m contra Justin Gatlin (campeão olímpico dos 100m Rasos) ela o venceria com facilidade.
O besouro-do-esterco é a espécie de inseto mais forte que se conhece. O bicho consegue carregar um peso 1.141 vezes maior que o seu próprio.