De acordo com Philip Evans (Como os Dados Transformarão os Negócios, TED), os modelos tradicionais de negócios estão mudando rapidamente devido à queda dos custos transacionais que a internet oferece, fazendo com que vários modelos de negócios entrem em colapso.
De acordo com Philip Evans (Como os Dados Transformarão os Negócios, TED), os custos principais dos modelos de negócios das enciclopédias eram de distribuição do conhecimento.
De acordo com Philip Evans (Como os Dados Transformarão os Negócios, TED), a internet fez com que o custo de distribuição do conhecimento caísse drasticamente a ponto de quebrar a indústria de enciclopédias.
De acordo com Philip Evans (Como os Dados Transformarão os Negócios, TED), as empresas com negócios baseados em dados proprietários tendem a crescer cada vez mais.
De acordo com Philip Evans (Como os Dados Transformarão os Negócios, TED), indivíduos autônomos não são capazes de produzir um trabalho tão bom e mais barato que profissionais bem pagos dentro de uma empresa, como é o caso da Wikipédia.
De acordo com Philip Evans (Como os Dados Transformarão os Negócios, TED), há 2 tipos de custos transacionais: custo de processamento de informação e custo de comunicação. Ambos continuam altos para as empresas.
De acordo com Philip Evans (Como os Dados Transformarão os Negócios, TED), a cadeia de valor de enciclopédias tornou-se fragmentada, ou seja, as pessoas tomaram o lugar que antes eram das empresas.
De acordo com Philip Evans (Como os Dados Transformarão os Negócios, TED), a produção em escala sendo fragmentada aos indivíduos pode substituir modelos tradicionais de empresas.
De acordo com Philip Evans (Como os Dados Transformarão os Negócios, TED), o autor informa que a sociedade deve trabalhar para acomodar tanto a colaboração e a competição de negócios, como o caso do genoma humano.